Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Construção civil puxa para cima geração de emprego em julho

A construção civil foi o principal setor da economia a contribuir para um resultado positivo na geração de empregos em julho no Acre. Mês passado, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), 379 postos de trabalho foram abertos, sendo que 135 pela construção civil.
Construao-civil
Em segundo lugar destaca-se a indústria de transformação, responsável pela contratação de 103 trabalhadores. É a primeira vez que este setor ocupa os primeiros lugares entre os principais geradores de emprego no Estado. De junho para julho o nível de emprego aumentou 0.60%.

No acumulado do ano, 2.146 pessoas tiveram suas carteiras de trabalho assinada, o que representa um aumento de 3,51%. Esse é o melhor resultado na série histórica do Caged. O comércio foi o responsável pela geração de 71 empregos em julho, e o setor de serviços, 61.

Entre os municípios com mais de 30.000 habitantes o destaque ficou para Cruzeiro do Sul. O saldo entre trabalhadores demitidos e contratados foi de 2,58%; em Rio Branco o saldo foi de 0,51%. Rondônia foi o destaque tanto a nível nacional como da região Norte.

Impulsionado pelo boom da construção civil, graças às obras das usinas hidrelétricas do Madeira, Rondônia teve o melhor resultado, em números relativos, do Brasil. A expansão do emprego de um mês para o outro chegou a 0,97%. Das 2,125 contratações, 715 foram pela construção civil.   Nos sete primeiros meses de 2010, Rondônia abriu 18.859 postos de trabalho.

Sair da versão mobile