X

Dia do Estudante celebra solidariedade e direito à educação

 Festa vai reunir, no dia 11 de agosto, alunos do Acre e outros  estados brasileiros

  Celebrar o direito de estudar de milhares de crianças, jovens e adultos brasileiros. É com esse objetivo que alunos de seis estados brasileiros vão se reunir em suas escolas no próximo dia 11 de agosto, Dia do Estudante – data que está no calendário nacional, mas ainda é pouco lembrada e comemorada no país.

 Os alunos vão participar de oficinas, gincanas e festas a partir das 14 horas, simultaneamente, nos seis estados: Pernambuco, Alagoas, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Acre e Amazonas. O tema da celebração será a solidariedade e todos serão incentivados a expressar isso por meio de textos, cartas, vídeos, fotos, blogs, desenhos, peças, poesias, quadrinhos, além de utilizar as redes sociais com mensagens  aos estudantes das cidades de Pernambuco e Alagoas que sofreram com as chuvas de junho deste ano, que deixaram várias cidades arrasadas.

 A celebração da data é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho, com o apoio do Canal Futura, que vai dedicar ao estudante uma semana inteira de sua programação, de 9 a 13 de agosto. O foco principal será no dia 11, no Conexão Futura que vai promover debates sobre a educação, e um Jornal Futura dedicado ao tema, das 17h às 17h45, que terá entradas ao vivo mostrando a comemoração nas escolas. Telões serão instalados nos locais da grande festa para que os estudantes possam compartilhar suas produções.

 Em Pernambuco, a comemoração vai acontecer nas cidades de Palmares, Água Preta, Barreiros e Catende. Em Alagoas, a festa será feita na cidade de Branquinha. As mensagens de solidariedade chegarão aos alunos desses municípios e suas famílias. Muitos perderam quase tudo, inclusive casa e escola. O ciclo junino, culturalmente tão forte nessas regiões, e que não pôde ser vivenciado por conta da destruição das cidades, será resgatado com a presença de artistas de forró, Zabumba e Maracatu.

  No Rio, em Minas, no Acre e no Amazonas, a data será festejada nas escolas que adotam o programa Telecurso.

           As famílias e toda a comunidade escolar vão participar dos festejos. Este é o segundo ano consecutivo que a Fundação Roberto Marinho mobiliza os estudantes para comemorar sua data. No dia 11 de agosto, eles recebem o reconhecimento e a atenção que merecem ter ao longo de um ano inteiro.

Histórico


 No dia 11 de agosto de 1827, Dom Pedro instituiu no Brasil os primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais. Um na capital paulista, outro em Olinda, em Pernambuco. Antes disso, quem quisesse estudar tinha que ir a Portugal em busca de conhecimento. Um século depois da criação dos cursos de Direito, foi proposto que o dia fosse escolhido para homenagear todos os estudantes.
 
Ao longo dos anos, a homenagem ficou  esquecida  em meio às estatísticas invariavelmente caóticas, e hoje, os alunos brasileiros, de modo geral,  são apenas números em estatísticas que  ilustram índices negativos de repetência escolar, de  defasagem idade-série, evasão e de insucesso nos exames nacionais e internacionais.  (Assessoria)

Categories: Geral
paula: