Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Dono de empreiteira é preso acusado de manter 25 operários em condição de escravidão

Luiz Fernando Gomes, dono da HS Construções, foi preso em flagrante pelo delegado da Polícia Civil de Feijó (400 km de Branco) acusado de manter 25 operários em regime de escravidão. O delegado deu voz de prisão ao empresário na manhã de ontem, após libertar os operários, que há cerca de 30 dias trabalhavam em jornada de 17 horas diárias e sem receber salários, em um canteiro de obras na altura do Km 90 da BR-364.
Empreiteira
A prisão do empresário foi acompanhada pelo promotor de Justiça, Bernardo Fithiman, que já havia recebido denúncia sobre os fatos. Os trabalhadores viviam em condições insalubres, morando embaixo de lonas, alguns dormindo no chão, não tinham água potável e nem água tratada para higiene pessoal. As necessidades eram feitas em troncos de árvores.

A polícia apurou também que durante o período em que estiveram na empresa os operários, além de não receber salários, nem terem suas carteiras assinadas, eram impedidos de sair para conversar com familiares.

O empresário trabalhava de forma terceirizada. Ele não tem vínculo com o Estado para a concessão dos serviços. Ele foi indiciado no artigo 149, do CP, cuja pena em caso de condenação varia de 2 a 8 anos de reclusão. (Ascom)

 

Sair da versão mobile