Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Embrapa Acre realiza Mostra de Ciência e Informação em escolas rurais

Popularizar o conhecimento científico gerado pela Embrapa com entrega de minibibliotecas, realização de mostra de ciência, palestras e concurso de desenho. Esse é o objetivo do projeto Bisaco – Ciência & Informação, desenvolvido pela Embrapa Acre, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Embrapa
Nesta sexta-feira (20), as atividades acontecem na Escola Rural José Plácido de Castro, no quilômetro 108 da BR-317, em Acrelândia (AC).

Além de atividades educativas e lúdicas, a escola receberá um conjunto de livros de literatura infanto-juvenil, a mostra itinerante de ciência e tecnologia, com demonstrações práticas e painéis tecnológicos, exibição do vídeo institucional e palestra sobre as formas de reprodução das plantas. Tudo especialmente desenvolvido para um público composto por crianças e adolescentes, utilizando uma linguagem adaptada e simples.

O projeto atua em sete municípios acrianos e, entre 2009 e 2010, entregou Minibibliotecas Rurais da Embrapa e conjuntos de livros de literatura infanto-juvenil para 10 escolas rurais. Até o final de setembro, estas escolas também receberão a mostra itinerante e o programa Embrapa & Escola Rural, que integram o projeto. “Nosso propósito é contribuir com a aprendizagem dos estudantes e levar informações para as comunidades. A ideia é que os livros sejam utilizados também pelos produtores rurais da região onde a escola está instalada”, afirma a líder do projeto, Diva Gonçalves.

Valmir Machado, diretor da Escola Estadual Alto Alegre II, situada na Estrada Transacreana, a 92 quilômetros de Rio Branco, uma das contempladas com o conjunto de livros de literatura, conta que o acervo bibliográfico da escola, que tem 168 alunos, era composto, em sua maioria, por livros didáticos. “Nós estamos muito felizes com essa iniciativa porque agora teremos bons títulos para recomendar aos estudantes. Isto é fundamental na vida escolar porque o hábito da leitura estimula os alunos a estudarem, o que gera menos desistências, melhora as notas e contribui para tornar a escola um lugar mais agradável”, afirma.

Segundo Machado, outro aspecto relevante do projeto é a mostra de ciência e informação, que tem um efeito muito positivo na comunidade. “As pessoas da zona rural precisam muito do conhecimento apresentado aqui. Essas informações são um estímulo tanto para nós professores, quanto para os produtores rurais adotarem as boas práticas na agricultura”, declara.

Embrapa & Escola Rural
A cada mostra, pesquisadores e analistas da Embrapa Acre realizam palestras abordando temas simples e levando informações úteis para a vida no campo, como os cuidados que devemos ter com a água, meio ambiente e com a alimentação. As palestras fazem parte da ação Embrapa & Escola Rural, uma versão do Programa Embrapa & Escola.

Desde 1997, o Programa Embrapa & Escola é desenvolvido em diversas unidades da empresa, com o objetivo de oferecer orientações a estudantes sobre a relevância da ciência e tecnologia. “Até então as ações educativas eram realizadas no espaço urbano e, nesse sentido, o projeto Bisaco é pioneiro, porque leva o Embrapa & Escola para o campo, onde está o agricultor. Com as informações apresentadas nós podemos aproximar o público do universo cientifico, reduzindo a lacuna entre o conhecimento cientifico e as comunidades rurais”, diz Diva Gonçalves.

As mostras de ciência e informação se encerram com a premiação do concurso de desenhos. O tema deve ser um dos assuntos abordados durante a programação do dia e é uma forma de conhecer, por meio da arte, a percepção das crianças e adolescentes em relação às atividades realizadas. Os desenhos premiados farão parte de uma publicação sobre os resultados do projeto, que deverá ser lançada em 2011. Para a estudante Vitória Barbosa, de 9 anos, aprender é sempre muito agradável. “Mas com essas atividades ficou muito mais legal, porque vimos assuntos muito interessantes. Eu gostei mais dos livros, que são importantes para o nosso conhecimento”, declara. (Assessoria Embrapa AC)

 

Sair da versão mobile