Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Entidades sindicais se unem em ato público contra as queimadas

Entidades sindicais vão às ruas na próxima terça-feira (24) para cobrar providências mais enérgicas em relação às queimadas. A concentração começa às 9h, na frente do prédio da Prefeitura de Rio Branco, no Centro. A idéia é percorrer algumas ruas numa demonstração pública de insatisfação com a fiscalização ambiental neste período do ano.

O presidente do Sindicato dos Urbanitários do Acre, Marcelo Jucá, credita a falha na fiscalização a grande quantidade de focos de queimadas registradas no Acre. Ele critica ainda a falta de orientação por parte dos gestores públicos para que a população adote os cuidados necessários à prevenção à saúde.

Ato público semelhante foi realizado pelos sindicatos no ano de 2005, quando o Acre literalmente pegou chamas. O objetivo é evitar que ocorrências semelhantes às registradas naquele ano voltem a se repetir. Marcelo conclama a sociedade civil organizada para participar da programação.

“É a Saúde Pública que está em jogo. Por isso, servidores, estudantes, a sociedade de uma forma geral devem se manifestar, fazendo o seu protesto”, conclama Jucá. Segundo ele, vários sindicatos já confirmaram participação.

Além do ato público no Centro da cidade, os líderes sindicais também cogitam a possibilidade de distribuir máscaras de proteção no Terminal Urbano, um dos locais mais movimentados da Capital. Medida que já começa a ser adotada de forma isolada por algumas pessoas.

Sair da versão mobile