Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Escola Craveiro Costa é recebida com festa após vitória no Campeonato de Bandas e Fanfarras

A fanfarra da Escola de Ensino Médio Craveiro Costa, de Cruzeiro do Sul, conquistou o primeiro lugar na categoria Banda de Percussão Marcial no 10º Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras. E no início desta semana, os 74 integrantes da fanfarra cruzeirense foram recebidos com festa pelos colegas, familiares e amigos que organizaram uma carreata por várias ruas da cidade. A disputa envolveu 26 escolas estaduais de vários municípios. Além do troféu, a escola cruzeirense ganhou um prêmio em dinheiro no valor de R$ 10 mil e o direito de representar o Acre no concurso nacional de fanfarras. Segundo a diretora da escola, Iria Matos Bandeira, o prêmio será utilizado para compra de novos instrumentos para a fanfarra. A escola participa desde 2006 neste concurso e em 2008 já obtivera o segundo lugar.

Iria Matos disse que a conquista contribuiu para elevar a autoestima de professores, alunos e comunitários. “Nossa escola é de periferia, escola simples com pouco tempo neste bairro. Nosso sentimento é de satisfação, de vitória, de conquista para esta comunidade que é tão simples. Esses alunos nunca tiveram a oportunidade de ver algo diferente na vida deles. Como a escola está situada numa região de bairros carentes como o Remanso, Telégrafo e Cobal nossos alunos conhecem mais esta parte da violência, do viver à margem da sociedade e na medida em que eles vêem que pode ser diferentes, que podem conquistar coisas diferentes, para nós é uma vitória como instituição e também para toda esta comunidade que nos rodeia”.

A diretora lembrou que recentemente a escola ganhou o campeonato estadual de futsal masculino nos Jogos Estudantis, credenciando-se para a disputa nacional. Foi outra conquista importante que também está levando incentivo a outros alunos da escola. Ela conta que os alunos se criticavam mutuamente, se discriminavam, não acreditavam em si próprios, mas as vitórias sacramentaram o sentimento de que a escola pode se destacar, pode ser um diferencial.   

A escola de Ensino Médio João Craveiro Costa teve sua sede totalmente reestrutura e entregue reformada pelo governador Binho Marques em novembro de 2008. Fundada em 1957, foi a primeira escola a dispor vagas para homens e mulheres de famílias que não tinham condições de pagar para que os filhos fizessem o antigo ginásio. O Governo do Estado investiu mais de R$ 3 milhões na reforma que contemplou a construção e adequação de 12 salas de aula, laboratórios de informática e ciência, biblioteca, quadra poliesportiva, arena, grêmio estudantil, sala de planejamento, lanchonete, sala de fanfarra e auditório para 150 lugares. (Agência Acre)

 

Sair da versão mobile