Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Escola Judiciária desenvolve ações para estimular o eleitorado jovem

A Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC), sob a direção do juiz eleitoral Marcelo Rossitto Bassetto, está desenvolvendo uma série de ações visando estimular a participação do eleitorado jovem nas discussões acerca das eleições. Além de expressar suas opiniões, eles poderão participar diretamente de campanhas educativas que devem ser lançadas nos próximos dias.

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o número de eleitores menores de 18 anos apresentou redução das últimas eleições para hoje. Em 2008 eram 2.923,597 jovens entre 16 e 17 anos aptos a votar em todo país. Atualmente eles representam 2.391.352. No Acre, eles representam 3,5% do eleitorado acreano, sendo no total 16.760.

A idéia da Escola Judiciá-ria do TRE é despertar nessa parcela da população um maior interesse sobre o tema. De acordo com o juiz Marcelo Bassetto, os diretores de escolas foram convidados a desenvolver ações conjuntas com esse fim. Alunos do 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental, por exemplo, foram estimulados a criar frases de impacto utilizado palavras como democracia, compra de votos, etc.

Uma seleção foi realizada e as frases vencedoras, com a autorização dos pais dos vencedores, serão expostas em outdoor em vários pontos da cidade. Já os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental ao 1º ano do Ensino Médico participação de uma campanha educativa no rádio e na TV.

Os depoimentos já estão sendo colhidos e, segundo o magistrado, os jovens têm demonstrado muito interesse pelo tema. Além das campanhas educativas lançadas pela Escola Judiciária Eleitoral, outros parceiros do TRE, como o Ministério Público Eleitoral e a Ordem dos Advogados do Brasil também têm contribuído para que o processo eleitoral ocorra de forma limpa.

Sair da versão mobile