Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Escola Sesi realiza Semana do Folclore

Mitos, lendas, contos, histórias e cantigas. Esses foram alguns dos assuntos vividos pelos alunos do ensino infantil da Escola Sesi nos últimos dias, em comemoração à Semana do Folclore. 

Cerca de 300 alunos, das turmas da manhã e tarde, participaram das atividades junto com os pais. A idéia de envolver a família na atividade foi da coordenação do evento, por acreditar que o folclore é um gênero cultural transmitido de geração em geração.

“Se não tivermos essa preocupação de mantermos vivas nas mentes das pessoas as brincadeiras de antigamente, as cantigas de roda, assim como aquelas lendas regionais, chegará um dia em que ninguém as conhecerá mais. E folclore é algo cultural e histórico, que precisa ser mantido”, disse a coordenadora do evento, Jemile Oliveira.

Jemile disse que os alunos passaram por uma preparação durante todo o mês de agosto para apresentar um trabalho de qualidade nesta semana. As turmas do maternal se envolveram exclusivamente com cantigas de roda, enquanto que o pré 1 aprendeu brincadeiras antigas e o pré 2 estudou as lendas, visitando, inclusive, o Parque Chico Mendes, onde estão contadas as lendas do Mapinguari, Boi Tatá, Mãe da Mata e outras. Todos os alunos fizeram desenhos e pinturas de personagens lendários.

Durante a semana, uma equipe de contadores de história da Casa de Leitura da Gameleira esteve visitando a escola para promover atividades com cantigas de roda e contação de história com as crianças e os pais. Clarissa Maria, 3, aluna do maternal, aprovou a iniciativa. “Gosto de ficar perto da minha mãe”, disse. (Ascom Fieac)

 

Sair da versão mobile