Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Estudantes são orientados a redobrar cuidados com a saúde em virtude do calor

A secretária estadual de Educação, Maria Correia, decidiu adotar medidas preventivas para evitar o impacto negativo do clima seco, resultado do verão amazônico e das queimadas, na rede pública de ensino.

dicascalor
Sengundo Maria Correia, todos os diretores de escolas estão sendo orientados a conversar com os alunos sobre o tema

A rede pública de ensino é composta por cerca de 200 mil estudantes, 187 mil são pertencentes à rede estadual e o restante se divide entre o município e a rede privada. A idéia é fazer com que os estudantes estejam mais atentados aos cuidados que devem ser mantidos em relação à saúde nesse período do ano.

Os educadores também buscam a conscientização dos pais através dos estudantes, estimulando as pesquisas sobre temas como desmatamentos e queimadas. Eles aprendem que a fumaça que cobre o estado nessa época do ano é decorrente, principalmente, das queimadas ilegais.

De acordo com a secretária a tática vem dando certo e os próprios alunos já demonstram a iniciativa de se aprofundar nos temas, através de feiras e seminários. Além disso, a Secretaria de Educação também reformulou a estrutura da maioria das escolas, permitindo uma melhor ventilação.

No ano passado, três estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio José Rodrigues Leite, passaram mal em virtude do calor e tiveram que ser socorridas por uma equipe de paramédicos do Samu. Se a comunidade escolar seguir as orientações dos diretores e professores, a expectativa é que ocorrências do tipo não se repitam esse ano.

 

Sair da versão mobile