27 de agosto de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

27 de agosto de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Incidência de dengue cai 44% e fecha semana com 150 notificações

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
20/08/2010 - 20:03
Manda no zap!CompartilharTuitar

Combater a dengue é prioridade agora tanto no ‘inverno’, quanto no ‘verão’! A semana passada (32ª no calendário epidemiológico: 8 a 14 de agosto) registrou 150 notificações em Rio Branco, o equivalente a uma queda de 120 casos (44,44%) em relação à semana 31 (270 notas). Com isso, o valor acumulativo deste ano subiu para 26.588 ocorrências, o que já é 37,2% (7.209) a mais de avisos do que a doença teve durante 2009 (19.379).
Brasil-unido
As 150 notificações da semana passada seguiram a tendência de queda que a dengue vem tendo desde março. Contudo, ainda se trata de um valor acima do normal para esta época do ano. Devido às poucas chuvas, a cidade deveria apresentar média entre 20 a 30 notas, ou seja, a incidência ainda está 6 vezes maior do que o usual. Ainda assim, a redução de 44,44% foi importante para igualar o quadro rio-branquense ao restante do Brasil (onde a proliferação da dengue, de forma geral, adquiriu proporções maiores durante este ano).

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

De acordo com Janilson Lopes, diretor da Divisão de Vigilância Epidemiológica de Rio Branco (Dvea/Semsa), o que mais tem contribuído para o atual decréscimo da doença é o aumento das ações de bloqueio (combate direto ao Aedes aegipty). Dentre tais ações, o médico conta que agentes de Ende-mias têm comparecido aos locais de maior presença dos mosquitos para eliminar as larvas, aplicar inseticidas e conscientizar os moradores.

“Sabemos que tal valor (150 notas) ainda é alto para a época, e que há riscos grandes de novos surtos quando começarem as chuvas. Por isso, criamos ações estratégicas e vamos ampliar a equipe de agentes. Mas, para reduzir o quadro epidemiológico, precisamos da ajuda de todos. As pessoas precisam tampar mais as suas caixas d’água, pois 90% dos focos do mosquito estão nelas. Se não tem Aedes, não há como o vírus se instalar”, ressalta.

Dengue do tipo 4 tem mais 9 suspeitas em Roraima
Em contrapartida à diminuição de notificações,cada vez mais cresce a ameaça do 4º tipo sorológico da dengue no Brasil, incluindo no Acre. Na última quarta (18), a Secretaria de Vigilância em Saúde de Roraima divulgou nota técnica confirmando a aparição de mais 9 casos suspeitos do VDEN-4 no Estado. Destas, a capital Boa Vista tem 7 casos (além dos 3 confirmados) e as outras 2 suspeitas são dos municípios de Cantá e Normandia.

Os casos foram achados pelo Instituto Evandro Chagas de Belém (IEC), após análise de 30 amostras enviadas de Roraima no último dia 11. Das 9 ocorrências, as 7 achadas em Boa Vista já passaram no 1º teste do IEC e aguardam a 2ª etapa para confirmação final.

Segundo médico Janilson Lopes, caso o VDEN-4 se espalhe pelo país representaria um agravante ao quadro epidemiológico de Rio Branco, com um vírus a mais em circulação. “Se o tipo 4 alcançar o Acre, o seu cruzamento com os outros 2 tipos que circulam aqui poderá prejudicar muito à população, já que aumentaria a chance das pessoas de contrai-lo sob alguma forma mais grave (dengue com complicações ou até hemorrágica)”, explica.

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Bancários lançam campanha salarial no Centro da Capital

Próxima Notícia

Saerb vai recorrer ao MPE para punir autores de ligações clandestinas de água

Mais Notícias

Foto: Reprodução
Destaques Cotidiano

Ministério Público do Acre investiga desaparecimento de acervo histórico de Chico Mendes

27/08/2025
Foto: cedida
5º destaque

Mais de 90 estudantes da Ufac homenageiam Ney Matogrosso em apresentação acadêmica; VÍDEO

27/08/2025
Teatro Barracão Matias, na Avenida Sobral, em Rio Branco. Foto: Diego Gurgel/Secom
6º destaque

Programação cultural desta quarta-feira em Rio Branco inclui cursos, oficinas e exposições

27/08/2025
Inmet emite alerta de baixa umidade para 11 cidades do Acre; veja quais
1º destaque

Inmet emite alerta de baixa umidade para 11 cidades do Acre; veja quais

27/08/2025
Foto: Arquivo/Defesa Civil
Destaques Cotidiano

Rio Acre está a 28 centímetros de alcançar pior marca de seca, aponta Defesa Civil

27/08/2025
Foto: Divulgação
Geral

Acre lança ambulatórios especializados em dor para pacientes com doenças crônicas

27/08/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Saerb vai recorrer ao MPE para punir autores de ligações clandestinas de água

Menina de nove anos é atropelada no Conjunto Manoel Julião

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre