Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Mesmo com poucos especialistas, Ufac começa curso de Engenharia Elétrica

A Ufac (Universidade Federal do Acre) realizou ontem a aula inaugural oficial do curso de engenharia elétrica. As aulas começam mesmo sem a instituição contar com professores com qualificação específica para a área.

Segundo José Eliezer de Oliveira, coordenador do curso, neste primeiro momento não há necessidade de grandes especialistas, já que as primeiras aulas serão das disciplinas básicas, como cálculo, física e química.

“O quadro [de professores] é gradativo. Não podemos contratar professores agora sendo que eles só vão dar aula daqui três anos”, disse ele. Atualmente a Ufac tem contratados somente dois professores com a devida especialização em engenharia elétrica.

O curso tem uma duração de cinco anos e com uma turma inicial de 50 alunos. Segundo Eliezer, a implantação do curso fará com que o Acre deixe de importar engenheiros eletricistas e forme seus profissio-nais aqui mesmo.

Quanto à expectativa de mercado, o professor afirma que, quando formados, todos sejam contratados por empresas no próprio Estado. A Eletrobras foi uma das instituições a contribuir na implantação do curso.

Presente no evento, o presidente da estatal, José Antonio Muniz, afirmou que a empresa mantém grandes projetos de investimentos na região e nos países vizinhos. Ele citou como exemplo as usinas hidrelétricas do Madeira, além de projetos binacionais com a Bolívia e o Peru.

Ainda ontem representantes do setor elétrico e da Ufac lançaram a pedra fundamental da obra do Ceac (Centro de Excelência em Energia do Acre). Orçada em R$ 36 milhões, e custeado pela Eletrobras, o Ceac servirá como laboratório para pesquisas dos acadêmicos. Estudos estimam uma necessidade de 300 engenheiros eletricistas para a região nos próximos anos.

Sair da versão mobile