16 de janeiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

16 de janeiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

“Molina não tem base científica para questionar laudos do IML”, diz Jessélio

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
12/08/2010 - 04:34
Manda no zap!CompartilharTuitar

O diretor de Polícia Técnica, Jessélio Advincolla, se pronunciou ontem (11) acerca dos ataques feitos pelo especialista em fonética forense, Luís Ricardo Spinoza Molina, ao trabalho dos peritos oficiais do Acre. Contratado como assistente técnico de defesa pela família do professor Antônio José – condenado a 12 anos de prisão pelo estupro de um garoto de 6 anos – Molina tenta desmontar a sentença desqualificando o trabalho da perícia.
Jusselio
De acordo com Jessélio, as afirmações feitas por Molina não encontram embasamento, algo que é inaceitável para quem se apresenta como especialista em áreas que demandam conhecimento bastante específico.

“Molina não é perito oficial nem médico legista. A menos que ele revele o nome do profissional habilitado pelo qual está sendo assistido, podemos entender que ele está incorrendo em exercício ilegal de profissão, haja vista não ter formação na área”, contesta Jessélio.

Molina ganhou fama ao participar da perícia de casos famosos como o assassinato de PC Farias, Chacina de Eldorado dos Carajás e a morte da menina Isabella.  Depois de concluir laudo livrando o casal Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá da responsabilidade em relação à queda da criança, Molina deu declarações debochadas à imprensa. “Os peritos do caso Isabella estão igual cachorro correndo atrás do próprio rabo”, desdenhou.

Veio ao Acre a pedido da família do professor Antônio José com a missão de apontar supostas falhas no laudo da perícia e assim conseguir desmontar a sentença já proferida pela Justiça. Em entrevista à imprensa, disse que “o laudo está incompleto, porque não tem fotos e não existem explicações claras sobre duas fissuras anais”.

Questionou também a ausência de sêmem ou sinais de lubrificantes que comprovem a evidência do estupro, conforme foi denunciado à polícia. Taxou ainda de incoerente o depoimento da criança, que, segundo ele, tem um histórico complicado. Afirma também que o menor depôs sob influência de perversidades psicológicas.

Jessélio retrucou dizendo que Molina não é especialista no assunto para apontar erros num laudo feito por um médico legista. Ressaltou ainda que o laudo deixa claro que as fissuras foram decorrentes da agressão sexual sofrida pelo menor.

Em relação às fotografias esclareceu que por se tratar de menor de idade, existe orientação por parte do Conselho Tutelar e do próprio Conselho Regional de Medicina, que as crianças sejam poupadas desse constrangimento desnecessário, principalmente se no conjunto probatório existirem outros indícios que possam levar ao mesmo entendimento.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

O Instituto Médico Legal do Acre (IML) conta atualmente com apenas cinco peritos oficiais e médicos legistas para uma demanda diária de 25 perícias, cerca de 9 mil ao ano. Jessélio admite que existem defi-ciências na estrutura física e que o corpo funcional deve ser melhorado através da contratação de mais pessoal, mas assegura que apesar da equipe reduzida o trabalho vem sendo conduzido de forma séria e comprometida, não de forma irresponsável como quis passar para a mídia Ricardo Molina.

 

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Escola Craveiro Costa é recebida com festa após vitória no Campeonato de Bandas e Fanfarras

Próxima Notícia

Prêmio IEL de Estágio acontece no dia 18

Mais Notícias

Foto: Arquivo/Prefeitura
5º destaque

Após Rio Acre transbordar pela 2ª vez em menos de um mês, prefeitura ativa plano de contingência

16/01/2026
Foto: Reprodução
Destaques Cotidiano

Energisa intensifica monitoramento durante as cheias e reforça medidas de segurança elétrica

16/01/2026
Inscrições seguem abertas para cursos superiores do Ifac com 320 vagas; veja como participar
Destaques Cotidiano

Inscrições seguem abertas para cursos superiores do Ifac com 320 vagas; veja como participar

16/01/2026
Foto: Reprodução
Geral

Após acidente com alunos, transporte escolar no interior do Acre é alvo de ação do MP

16/01/2026
Foto: Juan Vicent Diaz
3º destaque

Fim de semana no Acre será de calor, chuvas pontuais e rios elevados, diz Davi Friale

16/01/2026
Foto: Ilustrativa/@Freepik
Geral

Mulher tem pedido de indenização negado após furto de motocicleta no Acre

16/01/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

Prêmio IEL de Estágio acontece no dia 18

Quinari dispara nos últimos 5 dias e já é o campeão de focos no Acre

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre