27 de outubro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

27 de outubro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

OAB indica advogado Armyson Lee para defender Hildebrando

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
19/08/2010 - 04:36
Manda no zap!CompartilharTuitar

O advogado criminalista Armyson Lee Linhares foi indicado pela presidência da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Acre (OAB/AC) para patrocinar a defesa do ex-deputado federal e coronel aposentado da Polícia Militar, Hildebrando Pascoal.

De acordo com o presidente da Seccional/AC, Florindo Poersch, a indicação atende a requerimento feito pelo presidente da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado (TJ/AC), desembargador Feliciano Vasconcelos, mediante à recusa da Defensoria Pública do Estado, de defender Hildebrando.

Ao retirar a assistência judiciária gratuita ao acusado, em maio deste ano, o defensor público-geral, Dion Nóbrega Leal, justificou que Hildebrando tem condições financeiras de custear sua própria defesa e por isso não poderia ter os mesmos benefícios que uma pessoa hipossuficiente.

Leal destacou ainda que a função da Defensoria Pública é atuar na defesa das pessoas pobres, que não têm condições de pagar os honorários para um advogado particular. Com isso, o defensor público Valdir Perazzo, que fazia a defesa de Hildebrando em matéria de segundo grau, ficou impedido de dar continuidade ao trabalho.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

A partir da indicação feita pela OAB, Armisson Lee estará apto a fazer a defesa tanto nas matérias de primeiro grau, como nos recursos que tramitam no TJ/AC e nos tribunais superiores. A primeira atuação deve ocorrer no Caso Clerisnar, que está em fase de instrução para ir a julgamento.

Nesse processo, Hildebrando Pascoal responde pelos crimes de constrangimento ilegal, seqüestro e cárcere privado, além de violação de domicílio, de Clerisnar dos Santos Alves, mulher de José Hugo, acusado de assassinar Itamar Pascoal (1996), irmão de Hildebrando.

O caso foi denunciado pelo MP (1999) junto com o assassinato do mecânico Agilson Firmino dos Santos, o “Baiano”, mas sofreu desmembramento por decisão do então juiz da Vara do Tribunal do Júri Popular da Comarca de Rio Branco, Anastácio Lima de Menezes Filho, por entender que o Tribunal do Júri é competente para julgar apenas crimes dolosos contra a vida.

A partir desta decisão, os processos foram distribuídos por sorteio à 4ª Vara Criminal da Comarca de Rio Branco, mas o titular da Vara também se declarou incompetente, sob a alegação de que os crimes cometidos contra Clerisnar e “Baiano” são conexos e, portanto, mesmo que não fossem julgados juntos, deveriam ser apreciados em datas diversas pelo Tribunal do Júri Popular.

Diante o conflito de competência, coube ao Tribunal de Justiça decidir a questão, declarando que o caso deveria ser julgado pelo Tribunal do Júri. Armysson Lee ainda não teve acesso ao processo, mas adiante que já esteve na Unidade de Regime Fechado – antigo Antônio Amaro Alves – fazendo uma visita a Hildebrando.

Ele se declarou satisfeito com a confiança da OAB em seu trabalho e disse que fará o possível, dentro da legalidade, para fazer a defesa do ex-deputado. “A OAB pode ficar tranqüila que iremos desempenhar com afinco a missão que nos foi dada. Todo acusado tem direito a ampla defesa, é um princípio constitucional que não pode ser negado a ninguém, seja quem for ou qual crime tenha cometido”, finalizou.

 

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Gazetinhas 19/08/2010

Próxima Notícia

Morte de Jessé mudará o quadro para a Câmara Federal

Mais Notícias

Foto: Reprodução
6º destaque

Casos de estupro no Acre sobem 14,4% em 2025; vítimas vulneráveis concentram mais de 80% das ocorrências

26/10/2025
Foto: Tony Winston/Agência Brasília
4º destaque

Acre registra mais de 22 mil atendimentos por síndrome gripal e 2 mil casos graves de doenças respiratórias em 2025

26/10/2025
Apenas cerca de 2% dos municípios brasileiros mantêm serviço aéreo regular. — Foto: Foto: picture alliance/Joker/H. Khandani via DW
5º destaque

Acre tem o 2º pior desempenho do país em voos diretos e fica à frente apenas de Roraima

26/10/2025
Mortes violentas intencionais aumentam 28,8% em 2025, aponta MPAC
Geral

Mortes violentas intencionais aumentam 28,8% em 2025, aponta MPAC

26/10/2025
Lyon Santos/ MDS
Destaques Cotidiano

Bolsa Família de outubro segue com pagamentos até o dia 31; veja quem recebe e valores atualizados

26/10/2025
Fotógrafa acreana revela seu talento e sensibilidade através da arte da fotografia - Foto: Arquivo pessoal
5º destaque

Com apenas 35% da visão, fotógrafa acreana revela seu talento e sensibilidade através da arte da fotografia

26/10/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Morte de Jessé mudará o quadro para a Câmara Federal

Oi orienta empreiteiras para cuidados com cabos de fibra óptica em trecho em obra

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre