Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Oi orienta empreiteiras para cuidados com cabos de fibra óptica em trecho em obra

Parceira firmada entre a telefônica Oi e o Deracre (Departamento de Estradas e Rodagens) orientará os trabalhadores que atuam no asfaltamento da BR-364, no trecho entre Sena Madureira e Feijó, para os cuidados com os cabos de fibra óptica. Colocada em postes ao longo da rodovia, a rede de fios leva serviços de telefonia fixa, móvel e internet ADSL aos municípios do Purus e Juruá.

Como grandes máquinas das empreiteiras realizam o trabalho de “rasgar” a estrada e seu entorno, há o risco de rompimento dos cabos. A partir deste sábado (21), técnicos da empresa e engenheiros da obra começam os trabalhos de campo para orientações sobre os cuidados. O objetivo é evitar que aquela região do Estado tenha a transmissão de dados prejudicada.

De forma paralela, a Oi afirma realizar vistorias em sua rede todos os dias nos trechos onde pode ser afetada. Além da ação de vigilância, a empresa realiza manutenção regular. Como se trata de uma região com bastante vegetação, é comum que galhos de árvores estendam-se até os cabos, prejudicando o bom funcionamento do sistema.

Ao todo, a Oi mantém uma rede de mais de 600 quilômetros de cabos de fibra óptica até o Vale do Juruá. A diferença é que, ao invés de ficarem embaixo da terra, os cabos são colocados em postes. A medida é para garantir a segurança da rede por conta das características do solo da região.

É comum deslizamentos na época chuvosa, o que provocaria o rompimento dos cabos. Já a conexão da Capital com o restante do sistema da Oi é feito por cabos subterrâneos. Ao longo da BR-364, sentido Porto Velho, placas avisam a passagem dos cabos e os cuidados a serem tomados para evitar o rompimento.

Sair da versão mobile