Mais de 31 mil pessoas vistoriadas, 100 prisões efetuadas e apreensões de 256,37 Kg de cocaína, 29 carros/motos, 9t de produtos agrícolas e mais de 9 mil pacotes de cigarros. Estes são alguns dos resultados que a Polícia Federal contabilizou durante o 1º trimestre (maio, junho e julho) da Operação Sentinela no Acre. Produtos ilegais fora de circulação!
Além dos números citados, a operação ainda fez: apreensão de 620 remédios e de outros 862 materiais de descaminho (celular, câmeras, brinquedos, bebidas, etc); vistorias em 9.575 veículos, 416 aeronaves e 312 barcos; montagem de 361 barreiras fixas (terrestres), 37 fluviais, 164 patrulhas volantes 50 patrulhas fluviais; além da realização de 11.949 procedimentos migratórios, 20 expulsões/deportações e 51 autuações imigratórias.
Desencadeada desde maio, a ação conjunta da PF e demais órgãos de Segurança Pública (Força Nacional, Receita, PRF, PM e PC) visa proceder de forma preventiva para inibir os crimes transnacionais (tráfico de drogas, de armas, imigração ilegal, contrabandos e descaminhos) nas fronteiras acreanas. Com isso, a meta é fazer com que a polícia local estude a fundo a criminalidade para, conjuntamente, combatê-la com maior eficácia.
De acordo com coordenador regional da Sentinela, delegado Ednildo Barbosa, os dados destes três primeiros meses comprovam o sucesso da operação no Acre e já mostram a redução que o crime sofreu com aumento de atuação das forças repressivas. Para ba-sear a afirmação, ele conta que as apreensões de cigarros no 1º mês (maio) já somavam mais de 7 mil pacotes, sendo que nos outros dois meses (junho/julho) foi de menos de 2 mil.
“Tal disparidade no 1º mês ocorreu em muitos produtos, inclusive, com as drogas. No 1º dia de Sentinela, já apreendemos 32Kg de cocaína. Isso acontece porque no 1º momento em que instalamos operação os criminosos estavam despreparados, acomodados. Agora, a conjuntura é outra. Estão com medo, pois o cerco poli-cial está se fechando. A entrada deles está mais difícil. Deste modo, as mercadorias se tornarem mais escassas e caras no mercado (redução da lucratividade das práticas ilegais)”, destaca o delegado.
Mais resultados – Outros destaques positivos da Operação Sentinela dizem respeito ao desmantelamento das quadrilhas de tráficos e contrabandos, controle da entrada e saída de pessoas no Estado, fortalecimento das bases de comandos nas fronteiras e efetivação de 100% de fiscalização sobre os produtos que passam pela BR-364 (ao mesmo tempo em que a PF identifica e desarticula as ‘rotas alternativas’ de transportes ilegais).
“Além disso, este é um trabalho que visa aperfeiçoar, cada vez mais, a integração entre a PF e nossos parceiros, a fim de traçar políticas de combate comum e mais eficazes”, ressalta Barbosa. Vale ressaltar que o conceito da operação é de caráter permanente.