Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prefeitura inicia curso de qualificação profissional para 200 mulheres

Mais de 3,2 mil mulheres já passaram por capacitação na Casa Rosa Mulher
Casa_mulher
A prefeitura de Rio Branco iniciou hoje pela manhã, 10, na Casa Rosa Mulher, no Segundo Distrito, dez cursos de qualificação profissional destinados a mulheres em situação de violência e risco social. Os cursos de cabeleireiro, corte e costura, manicure, confecção de bolsas em tecido e customização devem beneficiar diretamente uma média de 200 mulheres da Capital.

Os cursos possibilitam que as mulheres tenham o conhecimento técnico e prático na área escolhida, mas também se constituem em espaços de vivência coletiva, onde as mulheres podem falar sobre os problemas que vivenciam, sem medo de terem sua intimidade exposta.

Para a seleção das alunas e formação das turmas dos cursos, além dos cadastros de usuárias dos serviços da Casa Rosa Mulher foram consideradas as indicações feitas pela Casa Abrigo Mãe da Mata e CRAS, entre outros parceiros. “As alunas são mulheres moradoras de diferentes bairros da cidade de Rio Branco, que se encaixam nos critérios estabelecidos para os cursos oferecidos na Casa Rosa Mulher, que são, dentre outros: vivenciar ou ter vivenciado violência doméstica, estar cadastrada nos programas de assistência social do município ou estado (CAD único ou CAD estado), ter cadastro na Casa Rosa Mulher”, explicou a coordenadora Municipal da Mulher, Rosali Scalabrin.

Desde 2005, início da administração do Prefeito Raimundo Angelim, cerca de  3,2 mil mulheres já receberam qualificação profissional, por meio de 51 cursos promovidos pela Coordenadoria da Mulher.

Segundo a gerente da Casa Rosa Mulher, Graça Lopes, a qualificação profissional tem o objetivo de capacitar as mulheres que vivenciam ou vivenciaram situação de violência doméstica ou risco social, “para que elas possam sair melhor qualificadas e alcancem a sua autonomia econômica e inserção no mundo do trabalho”, destaca

O prefeito Raimundo Angelim lembrou o fato de que a Casa Rosa Mulher, referência de atendimento às mulheres em situação de risco, passou vários anos em completo estado de abandono.

“Quando assumimos a prefeitura de Rio Branco em 2005, uma de nossas prioridades foi retomar este trabalho tão importante para o apoio das mulheres de nossa cidade e hoje nós podemos compartilhar aqui estes bons resultados, com a capacitação de muitas mulheres de nossos bairros”, comentou Angelim, acrescentando que “esses cursos têm um significado muito importante, porque representam a melhoria da renda, a qualificação e a inserção de vocês no mercado de trabalho”, finalizou. (Ascom PMRB)

Casa_mulher_3

Casa_mulher_2

Sair da versão mobile