Prefeitura realiza 1ª Semana da Juventude

“O jovem é o protagonista de seu tempo”, destacou o prefeito Raimundo Angelim ontem pela manhã, 9, no auditório da Biblioteca da Floresta, durante a abertura da I Semana Municipal de Juventude. O evento é um espaço utilizado para a elaboração de políticas públicas para os jovens com foco nas discussões e com a participação da sociedade civil organizada. A Semana acontece até 18 de agosto.

A Semana está baseada na Lei n°1763 de 13 de novembro de 2009 e tem como principais objetivos desenvolver atividades artísticas, culturais, desportivas e recreativas que favoreçam a interação entre a juventude e estimulem a convivência, o diálogo, a compreensão mútua, o companheirismo, a cooperação e o surgimento de novas lideranças.

“O jovem é o protagonista de seu tempo. Não podemos pensar em políticas públicas para a juventude sem nos atentarmos ao tempo presente, as pessoas presentes. A história do ‘Brasil, país do futuro’, não basta. O Brasil tem que ser o país do presente”, destacou o prefeito Raimundo Angelim, durante a cerimônia.

O coordenador municipal de Juventude, Oteniel Almeida, explica que importantes medidas foram adotadas no Estado e no município para o aprimoramento da política jovem. Oteniel cita como exemplo, o Projovem Urbano e Adolescente, o Clube do Talento, os cursos profissio-nalizantes e o Plano Municipal de Juventude.

“Estamos repactuando hoje as discussões iniciadas em 2005, quando o prefeito Raimundo Angelim assumiu a prefeitura. Vimos aprimorando as discussões, com a rea-lização da I e da II Conferência Municipal de Juventude. Estamos, de fato, fazendo aquilo que o prefeito Angelim sempre coloca nas reuniões, que é fazer do jovem o protagonista de seu tempo, de sua história”, salientou Oteniel.

Em 2007, a prefeitura de Rio Branco firmou por meio de convênio com o Ministério do Trabalho doze cursos profissionalizantes, com 600 horas de qualificação. Os cursos de alimentação, vestuário, web designer, madeira e móveis, biojóias, construção e reparo, serigrafia, turismo, alimentação, jornal comunitário, administração, agroextrativismo e eventos foram desenvolvidos pelo Senac, Senar, Musicalizar e Reaje. A parceria foi de R$ 1,2 milhão.

Em 2008, o Governo Federal destinou R$ 4,4 bilhões para serem investidos em benefício de quatro milhões de jovens na elevação da escolaridade e qualificação profissional. (Ascom PMRB)

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation