Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prefeitura se reúne hoje com famílias expulsas de área no bairro Montanhês

A Prefeitura de Rio Branco e o Governo do Estado se reúnem hoje, das 16 às 17h, na Secretaria de Articulação, com representantes das 201 famílias (800 pessoas) expulsas de uma área particular no bairro Montanhês. O encontro estava marcado para a tarde de ontem, mas teve de ser adiado devido à falta de tempo. Será a segunda reunião entre os dois, a fim de buscar uma solução definitiva de moradia digna aos desabrigados.
Montanhes1308
As famílias em questão ocupavam há 6 meses um terreno de 1.200 lotes, com área total de 28 hectares, situada ao lado da Escola Pedro Martinello. Na quinta-feira da semana passada, elas protagonizaram um episódio marcante ao serem expulsas do lugar pela polícia, em cumprimento à ordem de reintegração de posse a favor do ex-secretário da Fazenda, Deusdete A. Nogueira, expedido pelo juiz Marcelo Coelho (4ª Vara Criminal).

Uma semana depois, vários do grupo (os ‘invasores do Caladinho’) conseguiram aos poucos achar um lugar para ficar, em casas de parentes. Entretanto, cerca de 200 destas pessoas (50 famílias) continuam sem ter onde morar. Por isso, montaram acampamento na estrada de acesso ao referido terreno – em frente à nova escola – e sobrevivem, desde então, espremidas em barracas de menos de 10m2 (abrigo de 5 famílias) e com doações de lojistas locais (aliás, quem quiser ajudar entre em contato com Souza: 8404-1347).

Conforme De Souza, representante dos ‘invasores’, a prefeitura já acenou levá-los a um alojamento provisório, mas eles preferem ficar onde estão até ter a garantia de que terão um lar definitivo. “Na reunião de hoje, esperamos encontrar uma solução para recolher os desabrigados da rua até que o poder público nos ache lugar fixo melhor”, completa.

Sair da versão mobile