Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Seca do Rio Acre se agrava e Saerb alerta sobre risco de desperdício

O diretor-presidente do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), Semy Ferraz, alerta que o desperdício de água por parte dos consumidores pode prejudicar o grande esforço que está sendo feito para manter a normalidade do abastecimento durante o período de seca. Ontem (12) o nível do Rio Acre atingiu a marca de 2.06m. Se chegar a 1.64% há risco de desabastecimento.
Seca-rio-acre
Apesar da baixa, Semy garante que até o momento a captação de 1 mil litros de água por segundo está sendo mantida, com acréscimo de 100 litros, mas tem consciência de que a situação pode se modificar se os gastos desnecessários forem mantidos.

O diretor disse ter informações de pessoas que utilizam a água do Saerb para encher poços, além de lavar carros e molhar ruas e plantas. “Precisamos que a população tenha consciência que um grande esforço foi feito para que o abastecimento seja mantido, mas essa realidade pode mudar se o nível do rio continuar baixando e o desperdício de água prossiga”.

Apesar da garantia de que a captação de água não foi alterada em virtude da seca, moradores de muitos bairros da Capital reclamam que a distribuição sofreu alteração. No Conjunto Tropical, por exemplo, na maioria das residências o abastecimento está sendo mantido graças ao auxílio de poços.

Os moradores reclamam que apesar de não cair mais água com a mesma freqüência, quando vem é por poucas horas e não tem força suficiente para subir até as torneiras. Para poder encher suas caixas são obrigados a apelar para bombas, aumentando assim o consumo de energia e con-seqüentemente a fatura no final do mês.

Sair da versão mobile