Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Secretária propõe a prefeito de Rio Branco medida para aumentar segurança em bancos

Até a próxima semana, o prefeito Raimundo Angelim deverá encaminhar, em caráter de urgência, à Câmara Municipal de Rio Branco anteprojeto de lei proposto pela secretária de Segurança Pública, Márcia Regina.
Segurana_nos_bancos
O documento entregue na manhã desta quinta-feira, 26, ao prefeito dispõe sobre a instalação de biombos de proteção para os clientes durante procedimentos executados no caixa e de câmeras de vídeo em locais de entrada e saída ou outro local de passagem obrigatória.

A medida tem por objetivo integrar as ações de combate a crimes como o golpe “saidinha do banco”, abordagem feita por bandidos logo após a saída do cliente da instituição financeira.

Realizado geralmente por duas pessoas – uma delas responsável por informar a um segundo elemento do lado de fora sobre quem acaba de sacar grande quantia em dinheiro -, o golpe é um dos mais comuns praticados no país. Segundo pesquisas realizadas pelo Sistema Integrado de Segurança Pública, que investe no modelo de gestão com diagnóstico e mapeamento com metas específicas para cada regional do Estado, a intervenção tende a diminuir esse tipo de ocorrência, fato já comprovado em outras capitais brasileiras.

“O objetivo é dar mais segurança a quem entra em uma instituição bancária e faz saques altos. A violência e a criminalidade não são responsabilidade só da polícia, mas de toda a sociedade. Ações conjuntas com várias instituições ampliam o alcance da segurança pública.

Tem que ter a participação de todos”, explica a secretária Márcia Regina, reconhecendo que a soltura de 173 presos em 24 dias pode ter contribuído para o aumento do número de assaltos praticados no Estado. Ela lembra que os 385 novos soldados que estão em atividade a partir de hoje irão garantir um grande reforço na segurança da população.

“Temos que cumprir a determinação judicial, mas não atribuímos a responsabilidade desses crimes à Justiça. É uma questão legal. Por outro lado, há todo um caminho a percorrer para dar condições melhores ao ex-detento para que ele entre no processo de ressocialização.”

O prefeito Raimundo Angelim lembra que o município estabelece outras parcerias com o Governo do Estado no combate aos crimes na capital, como a que estabelece prioridades de melhoria dos acessos aos bairros com alto índice de violência. Abertura, piçarramento e asfaltamento de ruas que facilitam a entrada dos veículos policiais e troca efetiva de lâmpadas e luminárias queimadas ou vítima de ações de vândalos são algumas delas.

Na próxima segunda-feira, 30, uma reunião entre equipes da prefeitura e da Secretaria de Segurança Pública irá cruzar os dados sobre os locais onde há mais lâmpadas danificadas e que apresentam maior índice de violência. “Vamos priorizar a iluminação pública nessas áreas”, garante o prefeito.

O anteprojeto de lei deverá ser submetido ao departamento jurídico da prefeitura de Rio Branco antes de ser encaminhado à Câmara dos Vereadores. O prazo sugerido pelo anteprojeto para a instalação dos biombos e câmeras é de 90 dias. A secretária observa que a Caixa Econômica Federal já está adotando a medida em suas unidades bancárias em todo o país. (Agência Acre)

Sair da versão mobile