Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

SENAI Acre comemora 35 anos com foco na inclusão social

O SENAI, entidade integrante do sistema Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC) comemorou 35 anos de existência no Acre, nesta sexta-feira, 20, durante café da manhã oferecido aos empresários, colaboradores da instituição, gestores e autoridades.

Foram assinados convênios com a escola Dom Bosco, onde o SENAI firmou termo de cooperação técnica para a realização de cursos aos pais dos alunos da escola, e com a prefeitura de Rio Branco, onde cederá espaço físico e a capacitação de profissionais no segmento industrial de metal-mecânica.

A diretora regional do SENAI, Solange Chalub, agradeceu aos mais de 80 funcionários pela dedicação oferecida e lembrou os constantes desafios enfrentados. “Precisamos melhorar, mas o SENAI já fez muito, objetivando que as empresas sejam mais bem preparadas” lembrou.

Na ocasião foi analisado o histórico de conquistas do SENAI, que durante esse período tem trabalhado com a geração e difusão de conhecimento aplicado ao desenvolvimento industrial. “Atendemos mais de 35mil pessoas durante esse tempo, o SENAI hoje é um agente inovador no processo de desenvolvimento do estado do Acre” afirmou Joafran Nobre, presidente em exercício do conselho regional do SENAI.

O Secretário da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre – Funtac e ex-diretor regional do SENAI, João Cezar Dotto, esteve presente para parabenizar a instituição. “O SENAI está de parabéns, é uma marca reconhecida pela sociedade acreana, e isso se dá porque tem tido cada vez mais preocupação com as questões sociais da população” afirmou.

Seminário discute ações inclusivas no mercado de trabalho
Ainda em comemoração aos 35 anos do SENAI, foi realizado na noite de quinta-feira, 19, no auditório da FIEAC, o seminário “Inclusão na Educação Profissional e Diversidade”, com objetivo de promover o programa do SENAI para a capacitação profissional e a inserção das pessoas com deficiência no mundo do trabalho.

A gestora nacional do Programa SENAI de Ações Inclusivas – PSAI, Loni Elisete Manica, abordou os desafios e as conquistas já alcançadas do programa, que é considerado, atualmente, um dos mais importantes na área da educação profissional inclusiva no Brasil.

Participaram ainda do debate, Marcelo Piedrafita Iglesias, diretor da Assessoria Especial dos Povos Indigenas do gabinete do governador; Rossy Silva Ramos, responsável técnico pela divisão de saúde da secretaria estadual de saúde; Leide Aquino, assessora especial da mulher do Gabinete do Governador; Claúdia de Paoly, gerente da Coordenadoria de Ensino Especial da Secretaria Estadual de Educação; Francisco Heliton do Nascimento, presidente da Associação dos Deficientes Visuais e Eudmar Nunes Bastos, diretor executivo da CERNEGRO.

O PSAI busca alcançar pessoas com algum tipo de deficiência ou altas habilidades, além daqueles que sofrem algum tipo de limitação social, seja por sua etnia (negros e índios), idade (idosos) e gênero (acesso de mulheres a cursos geralmente destinados a homens e vice-versa). (Ascom Fieac)       

Sair da versão mobile