O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) completa nesta sexta-feira, (20), 35 anos de prestação de serviços de educação profissional e assistência técnica e tecnológica aos trabalhadores da indústria.
Para comemorar a data, a instituição fará um café da manhã para autoridades, colaboradores e imprensa, às 8h, na Escola SENAI – localizada no Cadeia Velha – lançando na mesma oportunidade uma série de novos serviços que serão ofertados a partir deste ano.
Um deles é a parceria com a escola Dom Bosco, para a realização dos cursos de marchetaria com serragem e de customização de roupas e acessórios para os alunos da escola.
Há, ainda, o termo de cooperação feito com a Prefeitura de Rio Branco, que será assinado na mesma oportunidade.
O termo tem por objeto a cessão de espaço físico localizado na Rua Santa Inês, no bairro São Francisco, e a capacitação de profissionais no segmento industrial de metal-mecânica. As ações serão implementadas por meio de sete cursos voltados para a área.
O SENAI/ AC é uma entidade integrante do Sistema FIEAC, com a finalidade de prestar e de atividades assemelhadas. Inicialmente, as atividades constituíram-se na escolarização de trabalhadores pela aprendizagem industrial.
Nos anos 90, as inovações tecnológicas demandaram ao SENAI novos desafios nas áreas de educação profissional e desenvolvimento tecnológico. “Hoje, os investimentos se direcionam prioritariamente para tecnologia de ponta, no atendimento das empresas e a comunidade por meio de atividades relacionadas à educação profissional, assessoria técnica e tecnológica, informação tecnológica e pesquisa aplicada”, disse a diretora regional do SENAI, Solange Chalub.
EDEC – Outra novidade a ser lançada pelo SENAI durante a solenidade de comemoração, será o Espaço de Educação Continuada de Docentes (EDEC), que funcionará na Escola SENAI. O objetivo do espaço é consolidar o compromisso institucional com a melhoria da prática docente e a excelência da educação profissional e tecnológica. (Ascom Fieac)