Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Superintendência do Trabalho e Emprego no Acre ganha reforço de 13 novos auditores fiscais

A Superintendência do Trabalho e Emprego no Acre ganhou ontem (13) o reforço de 13 novos auditores fiscais. São sete homens e seis mulheres, selecionados através de concurso público realizado esse ano. Nenhum acreano integra a equipe dos novos contratados, composta principalmente de oriundos dos estados de Minas Gerais e Paraná.

A solenidade de posse foi conduzida por Manoel Neto, atual superintendente do órgão. Segundo ele, a partir dessas contratações a Superintendência do Trabalho e Emprego no Acre passa a contar com 20 auditores fiscais. O ideal, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), é uma equipe mínima de 35 auditores por Estado.

Segundo Neto, dentre as atribuições do auditor fiscal do trabalho, destaca-se: exigir o cumprimento da legislação trabalhista, principalmente no que consiste a informalidade, trabalho escravo, excesso de jornada e risco de vida em decorrência da falta de equipamentos de uso obrigatório de segurança. O salário inicial de um auditor fiscal é de R$ 18.900,00.

De acordo com a chefe da Seção de Fiscalização do Trabalho, Maria Raimunda Marques, nesse primeiro momento os novos fiscais permanecerão no Estado cerca de 15 dias, participando de treinamento interno para se inteirar acerca das condições sócio-econômicas da região.

No dia 23, viajam para Brasília, onde darão prosseguimento ao treinamento, só retornando ao Acre no início de setembro, quando realmente vão cair em campo. A expectativa é de que as ações de fiscalização no estado ganhem muito mais força a partir da entrada do grupo.

O mato-grossense Leonardo Lani de Acre está entre os novos contratados. Bacharel em Direito e Jornalista, ele espera poder somar esforços aos dez auditores que já atuam na região. A meta é unir esforços para fazer cumprir a legislação trabalho.

Presente à solenidade de posse, o procurador do Trabalho, Everson Rossi, reforçou a parceria com a Superintendência do Trabalho e Emprego e convidou os novos auditores fiscais do trabalho para uma visita à sede do Ministério Público do Trabalho.

 

Sair da versão mobile