Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Um dia após estado de alerta, secretário de Meio Ambiente pede demissão

Um dia após o Palácio Rio Branco decretar estado de alerta ambiental por conta dos riscos de incêndios descontrolados, o secretário de Meio Ambiente do prefeito Raimundo Angelim, Arthur Leite, pediu demissão do cargo. Segundo informações, a saída teria ocorrido pela falta de recursos disponíveis para a pasta.
Arthur
Esse fato é negado pela assessoria de imprensa da prefeitura. De acordo com Oly Duarte, secretário de Comunicação, Arthur saiu da secretaria por decisões pessoais. Segundo ele, o ex-secretário passará a cuidar de projetos dentro de ONGs ambientais. Até o fim de ontem, Angelim não tinha indicado um substituto para o cargo.

À frente da secretaria desde o primeiro mandato de Angelim, Arthur Leite enfrentou inúmeras pressões por conta das ações da pasta. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente é responsável pela concessão de licenças ambientais de obras dentro da cidade, além de fiscalizar e aplicar punições contra quaisquer crimes ambientais dentro do município.

Um dos casos mais polêmicos em que Arthur Leite esteve envolvido foi o Super-atacadista Makro. Quando a obra de execução estava em pleno vigor a licença foi revogada. Na ocasião, até a polícia foi chamada para embargar a obra.

Na última segunda-feira (9), o secretário não participou da reunião da Comissão Estadual de Gestão de Riscos, que avalia o atual cenário climático do Estado, agravado pelo forte “verão amazônico”.

A Secretaria de Meio Ambiente por anos funcionou em um prédio velho e ecologicamente incorreto dentro do Horto Florestal. Somente anos depois uma nova sede foi construída.

Além da secretaria, Arthur Leite também lecionou em várias universidades da Capital. Foi na gestão dele que Rio Branco ganhou a sua primeira Utre (Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos), separando e dando destinação correta ao lixo. Ao custo de mais de R$ 10 milhões, a Utre pôs fim a duas décadas de uso do Lixão, cuja desativação ainda está em processo.

Sair da versão mobile