Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Um mês depois, IBGE já ouviu 35% da população acreana

Passados 30 dias do início do Censo 2010, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) já ouviu 35% da população acreana. Esse número representa quase 240 mil pessoas. Os dados fazem parte do banco de informações do instituto, que mantém atualizado pela internet cada avanço conquistado no recenseamento.

Segundo a direção do IBGE no Acre, o número está dentro do previsto, apesar de reconhecer que houve imprevistos que atrapalharam a coleta das informações. Em todo país, o censo já ouviu 48% dos brasileiros, o que representa mais de 92 milhões de pessoas.

O total de imóveis pesquisados no Acre já chegou a 30% do previsto – ou 63.086. Em 2009, o IBGE estimava no Estado uma população total de 691 mil acreanos. Já a quantidade de residências não chegava aos 210 mil.

Iniciado no dia 1º de agosto, o Censo 2010 é um dos mais importantes e caros da história do país. Ao todo, o governo investe mais de R$ 1 bilhão. No Acre o custo soma R$ 1 milhão. Mais de 600 recenseadores percorrem os 22 municípios.

Com características particulares, o Acre exige um trabalho especial por parte do IBGE. Para chegar aos locais mais remotos, embarcações para navegar por rios e outros mananciais foram adquiridos, além de carros equipados para enfrentar as estradas e ramais de difícil locomoção.

Com o objetivo de evitar que criminosos se passem recenseadores, O IBGE tem seus profissionais identificados com coletes e crachás do IBGE. Caso restem dúvidas, a população pode consultar o instituto para saber se realmente quem pretende o entrevistar está cadastrado. A consulta pode ser feita pelo 0800 721-8181 ou pelo site www.censo2010.ibge.gov.br

 

Sair da versão mobile