Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Bocalom denuncia abandono de creche e Petecão ouve queixas em Vila Campina

A manhã do candidato a Governo, Tião Bocalom (PSDB), começou logo cedo com um corpo a corpo no bairro São Francisco.
Bocalom_creche
Acompanhado por José Moreira (candidato a Deputado Estadual/PT do B) e João Coréia (candidato a Senado/PMDB), Bocalom entrou em diversos estabelecimentos comerciais, em especial supermercados e mercearias, onde pôde sentir de perto as dificuldades e problemas que assolam o comércio acreano.

Ao constatar uma vez mais que a grande maioria dos produtos de primeira necessidade ainda é importado do Centro-Sul do país, Bocalom afirmou que o grande desafio de seu Governo será fazer a zona rural  do Estado voltar a produzir para diminuir custos,diversificar a oferta e “garantir comida barata na panela do acreano”.

Bocalom lembrou que apesar de possuir uma das terras mais férteis de todo o Brasil, o Acre ainda é obrigado a comprar arroz, feijão e milho a milhares de quilômetros daqui. Numa conversa direta com os empresários locais, candidato ouviu ainda diversas queixas de comerciantes que alegam ter sofrido boicote por parte de setores de compra do próprio Governo.

Segundo eles, O Governo do Estado, o maior cliente local, reduziu muitos de seus fornecedores a um seleto grupo de comerciantes, “deixando a grande maioria a ver navios”. Na passagem por duas marcenarias, Bocalom pôde conferir a diminuição da oferta de emprego em função da dificuldade de obtenção de matéria-prima e uma concorrência desleal dos produtos de fora.


Denúncia
 Mas foi ao constatar as ruínas da antiga creche Jacamin, que já abrigou mais de 300 crianças, que o candidato mostrou sua indignação. ”É um absurdo investir em obras faraônicas enquanto que as crianças acreanas vivem sob a ameaça do abandono”, disse.

Bocalom reiterou que as prioridades assumidas pelo atual Governo, “foram erradas, já que deram maior importância a grandes obras, sem consultar o que era mais urgente e importante para a comunidade em geral”. E defendeu um Governo voltado para o acreano e seus problemas do cotidiano, ”até porque a população é o alvo maior de toda ação de Governo”. À tarde, Bocalom participou de uma nova série de entrevistas do Programa Toque e Retoque, da FM 93, onde voltou a defender a retomada da produção, “como o único meio de tornar o Acre independente em termos econômicos”.

Vila Campinas e Bairro Vitória
Por seu lado, o candidato a Senado, Sérgio Petecão (PMN), visitou pela manhã a Vila Campinas, onde pôde ouvir mais de perto as reivindicações e denúncias da comunidade local. Ainda na semana passada, alguns moradores reclamaram das constantes falta de energia elétrica, da ausência de um terminal bancário para sacar dinheiro e da inexistência de um estabelecimento credenciado para receber faturas.

Apesar da proximidade com a capital, Vila Campina vem enfrentando problemas de toda ordem, que complicam em todos os aspectos a vida dos moradores. Em seguida, Petecão esteve, juntamente com Rabelo, candidato a estadual pelo PMDB, no bairro da Vitória.

A visita pelos bairros é prática política comum de Petecão, que foi o deputado federal mais votado em Rio Branco nas últimas eleições. O candidato aproveitou para ouvir as reivindicações e voltou a afirmar que sua candidatura, “tem identidade e representatividade e não vai servir para manipulação de nenhum grupo político”. (Assessoria)

Bocalom_creche_2

 

Sair da versão mobile