X

“Cruzeiro do Sul vive momento de otimismo”, afirma Sales

Segunda maior cidade do Acre, Cruzeiro do Sul vive hoje um novo momento. A expectativa pela conclusão das obras de pavimentação da BR 364 e os avanços em todos os setores, criaram um clima de otimismo entre os moradores. O tão sonhando fim do isolamento e o
desenvolvimento se tornam realidade a cada dia. 

Nos últimos meses, a Prefeitura vem fazendo vários investimentos, garantindo melhorias para a população. São obras na Educação, Saúde, Produção, Obras, além dos incentivos na formação e capacitação de jovens, possibilitando o acesso ao primeiro emprego. 

Comemorando os bons resultados e lamentando a falta de apoio por parte do Governo do Estado, o prefeito Vagner Sales (PMDB), afirma que a meta é continuar trabalhando para melhorar a qualidade de vida da população. 

Ele destaca entre outras coisas a parceria com a bancada federal, afirmando que o apoio dos deputados e senadores tem sido fundamental para a realização de obras que garantem melhorias para a população. 

“Infelizmente o Governo do Estado não trata Cruzeiro do Sul como um município do Acre. Se não fosse o apoio da nossa bancada federal, que sempre nos ajudou com emendas, e o trabalho da nossa equipe, que consegue economizar e fazer obras importantes para nossa cidade, não conseguiríamos trabalhar”, explicou. 

Otimista, Vagner Sales confia que o tão sonhado desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida da população, inclusive daqueles que moram nas comunidades mais isoladas, vem se tornando realidade a cada dia. Ele afirma que aguarda a liberação de recursos para iniciar mais obras.

“Vou dormir bem tarde e acordo muito cedo, trabalhando pelo nosso povo. Isso porque acredito nos sonhos da nossa população e sei que Cruzeiro do Sul pode ser bem melhor para todos. Confio no trabalho da nossa equipe e na força dessa gente. Ainda temos mais de dois anos para trabalhar e tornar essa cidade cada vez melhor para se viver”, afirmou.

Educação de qualidade
Se antes o acesso à Educação era um grande problema, principalmente para as famílias que moram nas comunidades isoladas, agora é outra realidade. Foram 17 escolas construídas, inclusive na zona rural, além da melhoria das condições de trabalho dos servidores. 

“Hoje até mesmo nas comunidades mais distantes temos escolas. Conseguimos instalar laboratórios de informática também nas escolas rurais e melhorar as condições de trabalho dos nossos servidores. Isso tudo com recursos próprios ou convênios com o BNDES e com o BID. Não tivemos nenhuma ajuda do Governo, mas reformamos escolas do Estado. Nossa preocupação é com o nosso povo”, destacou Vagner Sales. 

Em 2009, a Prefeitura distribuiu dois mil kits escolares para os alunos. Em 2010 foram mais de 4,5 mil. Para 2011 a meta é contemplar os oito mil alunos da rede municipal de ensino. 

Para garantir o acesso das crianças que moram nas comunidades ribeirinhas, a Prefeitura comprou 46 barcos para fazer o transporte. Também foram adquiridos coletes salva vidas. 

“Tivemos uma atenção especial também para as crianças portadoras de necessidades especiais. Melhoras o acesso e criamos uma espécie de incentivo para quem acompanha essas crianças à escola. Melhoramos muito, mas ainda temos muito o que fazer para que nosso povo viva melhor”, garantiu.

Apoio à produção
O apoio à produção tem sido um dos destaques da gestão de Vagner Sales em Cruzeiro do Sul. Uma parceria com a Embrapa garante muitos benefícios para milhares de famílias. A Prefeitura vem trabalhando para ajudar os produtores, garantindo máquinas para arar a terra e facilitar a plantação dos produtos. 

No primeiro momento foi dada atenção especial para produção de bananas. Técnicos da Embrapa e da Secretaria Municipal de Agricultura conseguiram levar para Cruzeiro do Sul uma espécie de banana resistente às pragas, o que tem garantido o produto no mercado por um bom preço. 

“Além de garantir o acompanhamento técnico, também distribuímos mais de 20 mil mudas. Mesmo com todas as dificuldades estamos trabalhando bem perto do produtor. Infelizmente a população não pode contar com o apoio do Governo. A Prefeitura é que vem apoiando as iniciativas das famílias”, lembrou.

Atualmente, 90% das famílias conseguem escoar suas produções. A Prefeitura vem trabalhando na abertura e recuperação de ramais. Também foram adquiridos barcos, para ajudar no escoamento da produção das famílias ribeirinhas. 

“Infelizmente não temos muitos recursos, mas não desistimos e vamos continuar incentivando. Ramal é responsabilidade do Governo. Várias vezes já procurei apoio do Governo, mas nada foi feito. Mas não podemos deixar nosso povo abandonado”, afirmou.

Saúde melhor para todos
Médicos, enfermeiros, técnicos e dentistas dentro de um barco totalmente equipado para atender a população ribeirinha. Essa é uma cena comum em Cruzeiro do Sul. Essa equipe garante a vacinação, realização de exames e leva saúde de qualidade para as comunidades isoladas. 

Outra equipe vai por terra, às locais mais distantes do município. Visitam e conversam com as famílias. “Esse é o nosso Serviço de Saúde Atuante. Hoje posso afirmar que visitamos as comunidades mais distantes, levando médicos, enfermeiros e dentistas. Mas ainda é pouco, estamos trabalhando para melhorar”, disse. 

Além disso, a Prefeitura vem garantindo melhorias nos 17 Postos de Saúde de Cruzeiro do Sul. Com recursos próprios, foram adquiridos novos e modernos equipamentos, profissionais contratados e medicamentos foram comprados para serem distribuídos à população. No total, três centros de Saúde foram recuperados e quatro já estão com a ordem de serviço liberadas. Os maiores serão reformados, mas a Prefeitura aguarda a liberação de emendas.

O laboratório de exames, que estava totalmente abandonado, com capacidade de realizar cerca de 1,5 mil exames por mês, com um prazo para entrega de resultados de até 30 dias, foi totalmente reformado. 

“Hoje temos um laboratório moderno com capacidade de realizar até 50 mil exames por mês. Atualmente estamos fazendo 17 mil exames, com entrega imediata dos resultados. São 40 tipos de exames, atendendo não apenas a população de Cruzeiro do Sul, mas de todo Juruá. Eu não podia aceitar que as pessoas continuassem dormindo na fila em busca de atendimento”, ressaltou. 

Vagner Sales também revelou os bons números na vacinação de crianças. Cruzeiro do Sul é o único município do Acre que até hoje conseguiu cumprir todas as metas do Ministério da Saúde. “Nas colônias, rios, bairros, mesmo não recebendo apoio, estamos levando a vacinação”, explicou.

Obras de infraestrutura
Mesmo sem contar com uma usina de asfalto e o maquinário para a pavimentação das ruas, a Prefeitura vem trabalhando para melhorar a infraestrutura da cidade. A drenagem das ruas e a instalação de novos bueiros foram importantes para evitar prejuízos para quem mora nas áreas de alagamento.

Também foram construídas paradas de ônibus. Uma parceria com o Ibama, garantiu a criação de uma fábrica própria do município. A coleta de lixo também merece destaque. Além dos caminhões que fazem a coleta, novas caixas de lixo foram instaladas. 

“Queremos garantir nossa cidade sempre limpa. Para isso, contamos com o apoio da população. Todos os dias, temos um caminhão que faz a coleta nos açougues, evitando assim, o acúmulo e a presença de animais”, destacou. 

Formação de jovens e atenção aos índios
A formação e capacitação de jovens para garantir o acesso ao mercado de trabalho também merece destaque na administração de Vagner Sales. A instalação do Senai e Senac no município, possibilita que milhares de jovens possam adquirir o conhecimento necessário para ingressar no mercado de trabalho. 

Vagner Sales também vem trabalhando para garantir melhorias para as comunidades indígenas. Equipes de médicos, dentistas e enfermeiros, estão atuando diretamente nas aldeias. 

“Sempre à noite procuro assistir os programas da minha campanha. Estou feliz com o resultado. O que tínhamos conversado com a população, está se realizando aos poucos. Nossos jovens têm a possibilidade de uma formação para diversas áreas. Também estamos dando atenção aos nossos índios, numa parceria com a Funasa”, garantiu. (Assessoria)

Categories: POLÍTICA
A Gazeta do Acre: