Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Flaviano Melo conversa com a população do Alto Juruá

Revolta e indignação. Assim o deputado federal Flaviano Melo (PMDB-AC), candidato à reeleição, classificou sua reação mediante a realidade da maioria da população dos municípios de Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, principalmente os ribeirinhos da zona rural. De acordo com o parlamentar, a situação é de completo abandono pelo governo estadual.
Flaviano2608
“É uma situação absurda, inconcebível, de total abandono e ausência do poder público, principalmente dos governos estadual e federal. O povo está indignado com o governo, a quem acusa de perseguição. Além de não levar saúde, educação e incentivo à produção proíbem a população de produzir, já que não podem aumentar suas terras para plantar e criar”, disse Flaviano.
 O parlamentar esteve na região no último final de semana, na caravana da coligação “Liberdade e Produzir para Empregar”.

Participaram também o deputado federal Sérgio Petecão (PMN), candidato ao Senado, a deputada estadual Antônia Sales (PMDB) e os prefeitos peemedebistas Wagner Sales, de Cruzeiro do Sul, e Randson Almeida, de Marechal Thaumaturgo.

 Localizados no extremo Oeste do Acre, na região do Alto Rio Juruá, os municípios de Marechal Thaumaturgo e Porto Walter têm a maioria de sua população na zona rural e formada por ribeirinhos, que vivem da agricultura de subsistência e do extrativismo. Grande parte dos territórios dos municípios é formada pela Reserva Extrativista do Alto Juruá, que limita ainda mais o uso da terra e da floresta.

O grupo visitou duas das mais isoladas comunidades ribeirinhas da região, Foz do Breu, no Rio Juruá, na fronteira com o Peru, e Restauração, no Rio Tejo. “Ouvimos depoimentos absurdos, como o de um senhor, na Restauração, que o Ibama o informou que ele só poderia ter 30 cabeças de gado, o restante teria que se desfazer. Naquela região, o povo quer trabalhar e não pode, porque não pode ampliar suas terras, onde vivem há dezenas de anos, não tem como arar e restaurar. A revolta é geral com a total ausência do Governo do Estado”, afirmou Flaviano em tom de indignação.

Assistência do Estado e mais recursos federais – Para o deputado federal Flaviano Melo, a solução para o desenvolvimento da região do Alto Juruá e melhoria de vida de sua população é uma maior presença do Governo do Estado e mais recursos federais para assistência aos moradores. Ele diz que o Estado precisa levar saúde e melhorar em muito à educação. Também oferecer condições e incentivos para a população produzir.

“As prefeituras são pequenas, têm poucos recursos e não podem fazer muito. O que ajuda mais são as nossas emendas. Já que as leis limitam a produção na região, o governo precisa levar alternativas, como fertilizantes e maquinários para recuperar o solo, além de dá assistência técnica aos ribeirinhos. (Assessoria)

Sair da versão mobile