Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Governador entrega certificados de participação a expositores da Expoacre

O Governo do Estado entregou em solenidade na noite de terça-feira, 10, no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, certificados aos empreendedores que participaram da Expoacre 2010, maior feira de negócios do Estado realizada entre 24 de julho a 1º de agosto em Rio Branco. Três critérios foram utilizados para a escolha dos homenageados de cada um dos segmentos representados na feira: inovação, empreendedorismo e volume de vendas, além da concessão de certificados a outros três empreendimentos destaque. Este ano, a Expoacre alcançou crescimento de mais de 40% nos negócios realizados durante o evento atingindo cerca de R$ 93 milhões em recursos movimentados.

A avaliação dos representantes dos principais setores da economia é de que esta foi mesmo uma edição diferente da Expoacre. Estimulados pelo desenvolvimento do Acre, finalização da Estrada Inter-oceânica com possibilidades de negócios com outros estados e países vizinhos e a implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), os empreendimentos primaram pela responsabilidade ambiental, compromisso com a qualidade vislumbrando não só os negócios firmados durante a feira como os que são fechados ao longo do ano.

Com a participação de 70 empresas, 17 a mais que no ano anterior, o setor industrial comemora o investimento feito em 2010 e já vislumbra crescimento para a próxima Expoacre. “A tendência é ampliar o espaço para os investidores que deverão vir no próximo ano atraídos pelas oportunidades de negócios”, avalia o presidente da Federação das Indústrias do Acre (Fieac) e também empresário, João Salomão, um dos que acreditaram no potencial da feira e passam a percorrer um caminho independente do vínculo com o poder público.

“É uma forma de reconhecimento pelo trabalho, pelo empenho de todos. Esta feira foi realmente muito diferente. Vimos não um clima de competição, que é comum em ambientes como esses, mas de colaboração. Esse clima é que faz o Acre um melhor lugar pra se viver. Quanto menos o governo participa é sinal de que a economia começa a crescer e buscar novos caminhos”, disse o governador Binho Marques reiterando que ao concluir o mandato e sair do governo deixará um governo menor porque a sociedade se apoderou de seu papel. “Hoje a oferta de postos de trabalho promovida pela iniciativa privada já supera a do poder público. É desta forma que podemos verificar o crescimento da economia”.  

O secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, César Dotto, enfatiza que a participação efetiva dos empreendedores na Expoacre é recente e tem se tornado mais expressiva a cada ano com crescimento em todos os setores em torno de 30% em relação ao ano anterior. “Quem sabe nos próximos anos essa homenagem seja transformada em prêmio efetivo de reconhecimento?”. Francisco Magalhães foi um dos investidores que apostaram no potencial da feira para a realização de novos negócios. O proprietário da Fazenda Santa Maria participou da Expoacre pela primeira vez e recebeu certificado de participação como empresa inovadora por ser o único produtor a investir em pesquisa e melhoramento genético do rebanho bovino na região do Vale do Juruá. “Ele recebeu convite do Paulinho do Idaf sob o argumento de que meu pai deveria mostrar a todo o Estado o trabalho que é feito na fazenda. Ele gostou muito do resultado”, diz Jaira Magalhães que representou o pai no evento.

Os certificados foram entregues a três representantes de cada setor por autoridades como o prefeito Raimundo Angelim e secretários de Estado e ainda representantes de organizações civis da indústria, comércio, agronegócios, turismo. Em seguida todos os participantes receberam seus certificados de participação na feira. Empresas de rádio, televisão e sites de notícias na internet que transmitiram a programação da Expoacre 2010 aos acreanos também receberam a homenagem. (Agência Acre)

 

Sair da versão mobile