Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Jorge Viana: “Taumaturgo Lima vai ajudar a unir o Acre inteiro”

O candidato a deputado federal, Taumaturgo Lima (PT), conseguiu reunir quase duas mil pessoas no seu lançamento de candidatura, na quinta à noite, no Clube das Acácias. Além da participação de 16 candidatos a estadual que o apóiam, estiveram presentes ao evento os três majoritários da Frente Popular, Jorge Viana (PT), Edvaldo Magalhães (PCdoB) e Tião Viana (PT). Os tons dos discursos giraram em torno da importância de haver uma renovação do Congresso Nacional, a continuidade do projeto de governo do presidente Lula (PT), através da sua candidata Dilma (PT) e da integração definitiva do Acre com a conclusão da BR-364.
Jorge-1408
Taumaturgo Lima, que é deputado estadual, explicou porque aceitou o desafio de postular uma cadeira na Câmara Federal. “Por conta do cenário político fui convidado a ser federal. Conversei com muitas pessoas antes de tomar a decisão. Resolvi aceitar o convite porque os interesses do Acre estão acima dos meus interesses pessoais. Sabemos do grande desafio que temos pela frente. Mas estou preparado e disposto para trabalhar intensamente e ir para o Congresso Nacional para ajudar a Dilma e o Tião Viana a governarem”, salientou.

O postulante a federal ressaltou a importância da integração física, social e econômica do Estado. “O Acre vive um momento novo. Nos 12 anos que o FPA esteve à frente da administração aconteceram grandes transformações. Principalmente a construção da BR-364 que vai tirar os nossos irmãos do Juruá do isolamento. Teremos a integração comercial entre todos os municípios acreanos e, com a conclusão da Transoceânica, o Acre terá a oportunidade de fazer comércio com toda América Latina, Estados Unidos e Ásia. Quero ajudar o meu Estado e o meu país a dar uma vida melhor para todos. Numa candidatura a federal temos que saber construir o diálogo com as pessoas e é isso que estou fazendo”, afirmou.     

BR-364: a rota da integração
Por outro lado, o candidato ao Senado, Jorge Viana, destacou as qualidades de Taumaturgo. “Ele é tão humilde que é quase invisível. Mas é eficiente e tem uma capacidade de ser leal e amigo o que é uma raridade na política. O Taumaturgo tem ajudado o Governo Binho, na Aleac, e tem sido o braço direito do Edvaldo Magalhães. Ele foi convocado pela Frente Popular para ser deputado federal pelo Acre inteiro fazendo aquilo para a estrada no ano que vem vai fazer, unir Cruzeiro do Sul com Rio Branco. A candidatura do Taumaturgo une o Acre de ponta a ponta. Ele é um companheiro que está sempre disposto a cumprir novas missões. Um deputado nota 10 pelo mandato que exerceu como deputado estadual”, elogiou.

Para Edvaldo Magalhães, candidato a segunda vaga do Senado, a história de vida de Taumaturgo o credencia a postular uma cadeira na Câmara Federal. “Esse é o maior lançamento de federal que já participamos nessa campanha. Eu conheço a história do Taumaturgo. Ele nasceu no Pedernal, um lugar lindo que fica nas cabeceiras do Rio Môa, na Serra do Divisor. Para chegar lá é preciso ir à Mâncio Lima, entrar no Igarapé Japiin e num motor de rabeta subir duas horas e meia. Depois bater palheta de motor o dia inteiro para chegar à Serra do Divisor e de lá tem mais uma hora e meia para chegar num local cheio de cachoeiras. Sobreviver nas cabeceiras do Rio Môa não era fácil.

O Taumaturgo com 17 anos já era formado e trabalhava para ajudar os seus pais. Naquela época, se quisesse fazer o segundo grau tinha que vir para Rio Branco. Ele estudou, se formou no Rio de Janeiro e voltou ao Acre para ajudar na construção do Estado. Conheço o Taumaturgo, na Aleac, na defesa da consolidação do governo Jorge Viana e na ajuda que me deu nesses dois anos para fortalecer o Parlamento Acreano. O Taumaturgo está pronto para fazer um belo trabalho como deputado federal”, apregoou.

Mudanças no Parlamento
O candidato ao governo, Tião Viana, também concordou que Taumaturgo está preparado para a sua nova missão política. “Ele será um deputado para defender as reformas necessárias das nossas leis, lutar pelas classes dos trabalhadores e o desenvolvimento rural do Brasil. Numa atividade que possa permitir ao Brasil se afirmar como uma das maiores nações do planeta. A responsabilidade do Congresso Nacional é muito grande. O parlamento brasileiro tem trazido sofrimento à população porque muitos não honraram o voto de confiança do nosso povo. E o Taumaturgo foi um deputado estadual que nas horas difíceis do governador Binho (PT), na hora dos ataques injustos da oposição era uma das poucas vozes falando da profundidade e da honradez do governo da FPA. Isso nos fez respeitá-lo. O seu irmão Mancio Cordeiro é um dos melhores secretá-rios da Fazenda do Brasil e o seu propósito de lutar pela integração do Vale do Juruá com o Vale do Acre é essencial para o desenvolvimento humano e econômico do Acre”, sinalizou.   

Sair da versão mobile