Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Petecão solicita reforço da Força Nacional para Rio Branco

O deputado Sérgio Petecao (PMN) vai enviar esta semana em Brasília requerimento ao Ministério da Justiça.
Peteco_fora_nacional
No documento, o parlamentar deve solicitar o aumento do efetivo da Força Nacional na capital acreana em virtude do elevado índice de violência que vem enlutando diversas famílias no Estado.

O deputado alega que o nível de violência já saiu do controle das autoridades policiais convencionais. Por isto mesmo, precisa do reforço de uma força policial especialmente treinada na prevenção e combate à criminalidade. Para o deputado, só mesmo uma força especial pode barrar o nível ascendente que a violência vem atingindo em Rio Branco. ”A situação exige uma resposta de choque”, disse o deputado.

Petecão lembrou que a Força Nacional é formada por elementos especialmente treinados para o combate a situações difíceis, onde exista perigo real e difuso para a sociedade em geral. Segundo Petecão, é exatamente isto que vem acontecendo em Rio Branco, onde a população está se sentindo vulnerável com tamanha ousadia e audácia dos marginais.

“Na realidade, hoje em dia o povo é quem esta se sentindo acuado e com medo de sair às ruas”. O parlamentar salientou que há muito tempo a violência saiu das periferias e chegou ao centro da cidade, ”onde a classe média passou a conviver com crimes hediondos praticamente todos os dias”. De acordo com Petecão, já passou da hora das autoridades darem uma resposta satisfatória a tanta violência.

O deputado disse que infelizmente, nos últimos tempos, vem se especializando em pedir apoio às autoridades policiais de Brasília para interferir em situações difíceis que vem assustando a população acreana. ”Foi quando solicitei o aumento do efetivo da Polícia Federal e a instalação de postos especiais e fronteira para prevenção e combate ao contrabando e narcotráfico nos municípios estratégicos do Acre”.

Petecão foi ainda o primeiro parlamentar do Congresso Nacional a solicitar do Governo Federal a implantação de um programa especial de tratamento e combate ao crack. E pretende ainda contribuir do Senado Federal com a instalação em Rio Branco de um hospital para tratamento de dependentes químicos. 

Petecão afirmou ainda que o combate derradeiro á violência urbana e suas conseqüências terríveis à população só irão se dar quando o Governo estimular a volta da produção local para geração de emprego e renda.

“É a única forma de tirar o jovem das ruas e ainda garantir um meio de sobrevivência e sustento da família, Do contrário, o jovem vai continuar sendo presa fácil para o narcotráfico e a bandidagem”. Petecão passa este final de semana em Feijó e vai a Brasília durante a semana para as sessões da Câmara dos Deputados. (Assessoria)                      

Sair da versão mobile