Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

TSE distribui 54 milhões de folhetos para lembrar voto

Mais de 54 milhões de panfletos serão distribuídos pelo Tribunal Superior Eleitoral para que eleitores de todo o Brasil anotem o número de seu candidato escolhido na hora de ir às urnas. Com a inscrição “Voto é secreto, mas não tem mistério”, os folhetos, produzidos em número recorde, serão encaminhados aos tribunais regionais eleitorais de todo o país. Cartazes similares serão fixados em ônibus por todo o Brasil.

Para que a distribuição do guia alcançasse seu propósito, o TSE acompanhou o aumento colégio eleitoral durante todo o ano de 2009, de maneira a fazer uma projeção do número de eleitores para as eleições de outubro deste ano. A expectativa é que os folhetos cheguem a, pelo menos, metade dos eleitores de cada estado.

Além de buscar orientar o voto diante das urnas, o TSE pretende dar mais celeridade ao processo de votações, evitando as filas formadas por pessoas que, na hora de votar, se atrapalham ou demoram para lembrar o número de seus candidatos.

Alguns candidatos apresentam até cinco números na tela de votações que aparecerá na urna. Neste ano, eleitores terão de escolher seis candidatos, entre candidatos a presidente da República (dois algarismos para cada candidato), governadores (dois algarismos), senadores (três), deputados federais (quatro) e estaduais/distritais (cinco).

“São mais de 25 toques na urna eletrônica”, pondera o secretário de informática do TRE do Rio de Janeiro, André Luis Corrêa de Araújo, lembrando que, ao errar a digitação do número, o eleitor deve cancelar a operação até corrigi-la, o que provoca demora no registro do voto.  (Congresso em foco)

Sair da versão mobile