X

NAS ALTURAS!

Recortes, transparências, brilhos, cores intensas e saltos altíssimos: conheça os calçados femininos da Primavera-Verão 2011!


A temporada de Primavera-Verão 2011 chegou e com ela as novas tendências já exibidas nas passarelas do São Paulo Fashion Week. Entre um desfile e outro, percebemos que não são apenas as roupas que chamam a atenção. Os acessórios também se destacaram na semana de moda paulistana, sobretudo os calçados, reconhecidos como alvo do desejo feminino. A temporada de calor traz calçados de diferentes modelos e estilos, entre os quais se destacam os sapatos e sandálias inspirados nos polêmicos “clogs” (tamancos) e os “oxfords” (sapatos fechados de amarrar, originariamente masculinos).

Os clogs surgiram em modelos mais arejados, abertos na parte da frente, com saltos altíssimos e meia-pata. Já os oxfords misturavam o couro com materiais mais leves e até mesmo transparências. Eles apareceram nas versões rasteira, anabela e salto alto, geralmente mais grosso. Não há dúvida que os saltos altíssimos e as meia-patas embutidas são as vedetes, mas foi aberto espaço para os chamados kitten heels, os saltos médios e mais confortáveis, que vieram juntos com os modelos peep toes, os scarpins e os retrôs. Abrimos aspas para as femininas sandálias de tiras gladiadoras que apareceram em diversos desfiles e são o carro-chefe da coleção da Arezzo. E, claro!, não faltaram as rasteirinhas e as sapatilhas. Afinal, verão é sinônimo de conforto.
MISTURA FINA – Além dos modelos tradicionais, os híbridos apareceram com freqüência, como é o caso das sandálias abotinadas – as ankle boots -, em modelos mais fechados ou arejados, que se misturam ao modelo oxford ou com ares de clog.


CARTELA DE CORES – Em geral, predominaram os calçados em cores neutras, como o nude e as cores claras, no entanto algumas marcas apostaram nos coloridos vibrantes. O neon ainda permanece nesse verão, principalmente nos calçados, já que as roupas chegam em tons mais suaves.


CHEIRO DOS ANOS 70 E 90 – As passarelas ainda trouxeram calçados com trabalhos focados nos detalhes: couro trançado e/ou recortado, com desenhos vazados e as tiras têm inspiração setentinha e estão presentes nas coleções da Via Uno e Arezzo. Há ainda os metalizados e os brilhos bem oitentistas, além de aplicações e mistura de materiais. Alguns desfiles do SPFW também apresentaram calçados com transparências com perfume noventista: em materiais transparentes, o acrílico e o plastificado, que ora apareciam nos saltos e plataformas, nas tiras que ficam sobre os pés, ou ainda no calçado todo. Fique de olho em nossas dicas, perceba qual é o seu estilo e combine a grande diversidade de modelos com seus looks de praia, de final de tarde e programinhas noturnos.

ONDE COMPRAR
# VLG Calçados
# VIA UNO
# AREZZO

# Fotografias: Agência Fotosite  e Marco Brozzo

Categories: Gazeta Estilo
A Gazeta do Acre: