X

Conhecimento e energia, insumos da prosperidade!

A Região Amazônica tem o maior potencial hidrelétrico brasileiro, com capacidade para a geração de 106.000MW. As sub-bacias hidrográficas do Tapajós, Xingu, Madeira e Trombetas concentram quase 90% do total. Os dados evidenciam a posição estratégica de nosso Estado no tocante à produção e distribuição de eletricidade. Por essa razão, entendemos ser muito positiva a criação do Centro de Excelência em Energia do Acre, que contribuirá muito para o sucesso da meta de impedir que futuros apagões atrapalhem o crescimento econômico nacional e regional.   

É importante lembrar que a instalação dessa moderna unidade de pós-graduação e pesquisa no campus de nossa Universidade Federal (Ufac) soma-se à criação, este ano, do curso de Engenharia Elétrica, cujo propósito foi o de atender à grande e crescente demanda por profissionais especializados nessa área. Tudo isso agrega muito valor ao setor educacional acreano. Conferimos imensa importância ao ensino, conforme se pode notar nos avanços sistemáticos que a Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac) vem promovendo nos cursos do Sesi e do Senai.

Entendemos que, após iniciar suas operações, o Centro de Excelência será estratégico para viabilizar a exploração de todo o potencial hidrelétrico amazônico, meta que exigirá muita pesquisa, estudos e formação de profissionais com alto grau de conhecimento. Como se sabe, nossos rios seguem relevos planos, com baixas quedas e grande fluxo de água. Para esse perfil hidrográfico, o melhor modelo de usina geradora é o conhecido como “fio d’água”, no qual a turbina tipo bulbo tem o melhor aproveitamento. Além disso, tanto a construção de usinas quanto a transmissão de energia devem levar em conta a existência de florestas a serem preservadas e as grandes distâncias entre o local de geração e os mercados consumidores.

Como se percebe, exige-se alta tecnologia e sofisticados processos para a exploração hidrelétrica regional. É esta demanda que o novo centro deverá suprir. Por isso, a Fieac apoia a feliz iniciativa da Ufac, dos governos estadual e federal, da Eletrobras e companhias privadas parceiras do projeto.

Esperamos que o cronograma da licitação e realização da obra seja cumprido, de modo que, já no final do próximo ano, possamos contar com esse grande avanço em nosso Estado. O Centro de Excelência em Energia, a nosso ver, produzirá o mais importante insumo do progresso: o conhecimento!

*João Francisco Salomão é o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre – Fieac (salomao@fieac. org.br).

 

Categories: Espaço do Leitor
A Gazeta do Acre: