Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acre sofre 912 queimadas em dois dias e tem o pior final de semana deste ano

O problema das queimadas parecia resolvido no começo do mês, mas foi só cessarem as chuvas que o fogo começou a tomar conta de novo das zonas rurais acreanas. Após uma semana que vinha apresentando a maior média diária de queimas locais deste ano (175,6 focos/dia, de segunda à sexta), o sábado e o domingo consolidaram de vez o novo boom do fogo. Apenas nestes dois dias, o satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais registrou 912 focos no Estado: um dos piores finais de semana dos últimos 5 anos.

Para se ter idéia do quanto os últimos dias foram críticos, até então o pior fim de semana deste ano tinha sido o último de agosto (dias 28 e 29), com 358 focos. Isto é, o sábado e o domingo atuais tiveram quase o triplo de ocorrências (255%) daquela que vinha sendo a pior marca para estes dias em 2010. Em relação ao final de semana anterior (4 e 5 de setembro: 56 focos) este último foi 16 vezes mais grave, com 856 incêndios a mais.   

No domingo foram 235 focos, enquanto no sábado foram assustadores 677 focos (valor bem superior à média de 424 focos/dia nos piores meses de 2005, maior ano de queimas no Acre). Ainda fazendo comparativo com o quadro de 5 anos atrás, os finais de semana de setembro registravam cerca de 1.631 focos, ou seja, 750 mais casos do que este atual.

Os municípios que mais contribuíram aos números surpreendentes deste fim de semana foram: Sena Madureira (184), Feijó (168), Tarauacá (112), Capital (91) e Brasiléia (73). Em termos de contribuição negativa, a soma das queimas destes sábado e domingo mais recentes representa 17,1% (quase um quinto) do total de queimadas de todo este ano.  

Semana começa com mesmo nível
Se não bastasse o sábado e domingo críticos, o início desta semana também não foi tão animador. Ontem, o Inpe já apontava 442 focos de calor, sendo que era ainda começo da noite (até meia-noite deve ter havido mais queimas). Em outras palavras, a média atual acima de 175 focos/dia parece que ainda não será revertida nos próximos dias, a não ser que o clima volte a ajudar com incidência de mais chuvas esparsas de ‘verão’, a exemplo do que houve no final de agosto.

Em contrapartida, segundo o Inmet e o portal Climatempo, há boas chances de Rio Branco receber pancadas de chuvas hoje e amanhã, mas não deve chover na quinta e na sexta.

Com os altos valores do final de semana e de ontem, o total acumulativo deste ano (de 1º de janeiro até 13 de setembro) saltou para 5.326 focos de calor. Em 2005, tal número era de 18.174 (montante quase 3,5 vezes maior) na mesma época. Os ‘campeões do fogo’ em 2010 são: Feijó (710), Taraucá (521), Sena Madureira (588) e Rio Branco (542).

Sair da versão mobile