X

Bancários entregam proposta em reunião e esperam resposta da Fenaban até dia 28

Nas últimas reuniões para a discussão de acordos econômicos, o comando nacional dos bancários entregou a sua proposta oficial para a apreciação da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). O documento sindical contém resumo das principais reivindicações da categoria, juntamente com prazo de 10 dias (até 28 de setembro) para ser respondido pelas empresas bancárias, através de uma contra proposta.

De acordo com Elmira Farias, presidenta do Sindicato dos Bancários do Acre (Sindban) a proposta apresentada pela categoria cobra dos patronos concessão de 11% de reajuste, além da maior inserção dos funcionários na PLR (Participação de Lucros e Resultados). Além disso, a proposição solicita a reabertura de acordos sobre as péssimas condições de trabalho que os bancários atravessam (como alto assédio sexual/moral).

“Ninguém tem dúvidas de que o setor da economia que mais lucrou neste ano foi o dos bancos. E isso foi possível, em grande parte, pelas metas abusivas que os trabalhadores tiveram de cumprir. Portanto, pedir este reajuste de 11% é quase que algo insignificante para os bancos, em face de todos os lucros que nós arrecadamos para eles (valor que os trabalhadores apontam ter sido de R$ 25 milhões no 1º semestre deste ano)”, comenta.

Caso contraproposta da Fenaban seja tão intransigente neste lado financeiro quanto foi nas negociações anteriores de condições trabalhistas, Elmira conta que os bancários de todo Brasil já acenaram com um indicativo de greve geral para o dia 29 de setembro.

 

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: