Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Binho Marques inaugura delegacia com novo modelo de segurança

O governador Binho Marques inaugurou ontem, 16, a Delegacia de Polícia Civil de Porto Acre, que contempla o novo modelo de serviços policiais. Trata-se de um investimento de R$ 386 mil que permite a implantação de mais uma unidade policial do Acre com ciclo completo de atendimento ao público. Com experiência iniciada em dezembro passado, o sistema reduziu de uma hora para dez minutos o registro de uma ocorrência, o que indica grande eficiência. A delegacia não atua isoladamente, mas integra um sistema em que se envolvem todos os organismos ligados à Segurança Pública.
Nova-delegacia
O tema segurança era uma das principais reivindicações daquela comunidade, que agora passa a contar com meios eficientes de viver com tranqüilidade. “Temos agora uma situa-ção completamente nova. Não há mais aquele Acre pacato. Temos um crescimento assustadoramente grande da produção de coca na Bolívia, o que alimenta a violência. Mas, graças a Deus, estamos reagindo com força”, disse o governador. Nos doze últimos dias, as polícias prenderam 108 pessoas envolvidas com algum tipo de crime. “São prisões realizadas com critério. Não há banalização”, declarou o secretário de Polícia Civil, Emylson Farias.

Estiveram presentes a secretária de Segurança, Márcia Regina, gestores públicos e agentes civis. “Aqui temos um padrão que está em todo o Estado”, disse Emylson Farias. Os investimentos nessa delegacia possibilitam uma nova concepção de atendimento. Na unidade policial a vítima e o agressor não terão contato físico ou visual nas dependências da delegacia. A reforma predial garante também melhor segurança à integridade física dos policiais envolvidos na ocorrência, bem como, do agente em conflito com a lei, desde a cela até os cartórios da delegacia, quando necessário os procedimentos do interrogatório e outros esclarecimentos à autoridade policial plantonista.

O acolhimento consiste no registro de boletins de ocorrências, análise criminal, investigação, flagrante e policiamento civil comunitário. Como exemplo, o atendimento em balcão vem sendo terceirizado, o que otimiza a atividade-fim da delegacia, que é a investigação judiciária e elucidação de ilícitos com garantia  de segurança à comunidade.  A Diretoria de Centrais de Atendimento (OCA) acompanha projetos como esse para garantir compatibilização do sistema ao arcabouço legal de atendimento ao público.

As unidades policiais podem contar também com a Delegacia Online, que facilita o acesso a pelo menos nove serviços de Segurança Pública. Por ela, o cidadão pode efetuar registros de extravio de documentos, furtos simples, desaparecimentos e localização de pessoas, além da possibilidade de fazer denúncias anônimas ou identificadas. Faculta ao usuário fazer boletins de ocorrências de qualquer terminal de computador, com internet, pelo endereço www.delegaciaoline.ac. gov.br. Nesse site podem ser reportados casos de violência contra menores, idosos, mulheres, casos de perturbação, consumo ou comércio de droga e crime ambiental. “Para nós, é motivo de grande orgulho. Estou há um ano e sete meses na prefeitura e nunca precisei ir a Rio Branco tratar de segurança pública”, disse o prefeito de Porto Acre, José Maria, referindo-se à presença forte do sistema de segurança na região.

 Ambientes permitem atendimento humanizado
A estrutura do prédio não permite que a vítima se encontre com o agressor, e há equipamentos de acessibilidade, como banheiros adaptados inclusive para portadores de necessidades especiais. Acima de tudo, está adequado para a política de regionalização da segurança pública e a efetiva integração das polícias. Essa política, levada a efeito em todas as áreas de governo, fará do Acre o melhor lugar para se viver na Amazônia com todos os seus sistemas prontos para funcionar adequadamente.

Sair da versão mobile