12 de outubro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

12 de outubro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Capital recebe 1º fórum para o debate de disciplinas artísticas nas escolas acreanas

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
24/09/2010 - 13:27
Manda no zap!CompartilharTuitar

Nem parece, mas é Rio Branco mesmo que sediará um amplo debate para avançar na incorporação de disciplinas relacionadas à Arte dentro das escolas acreanas. O encontro acontecerá na terça e quarta da próxima semana, 28 e 29, no Tea-trão, e deve reunir mais de 500 professores artísticos, alunos do ensino básico, acadêmicos de artes cênicas e gestores públicos. O fórum é uma realização da Câmara Temática de Arte/Educação do Conselho Municipal de Políticas Culturais, em parceria com SEE, Seme, Sinplac e FEM.    

Sem dúvida, será uma grande chance de o Acre gerar documentos e compromissos que garantam mais estrutura na qualidade de disciplinas artísticas para  educação local. Mas, antes de cobrar tal melhora, é preciso saber: o que Arte tem a ver com Educação? Tudo! Ou pelo menos é assim que deve ser. Para defesa de tal resposta, serão 2 dias de fórum.

Nesse sentido, o ator Dinho Gonçalves, eterno palhaço Tenorino, toma como base a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB; no 9.394/96), que torna obrigatório o ensino da Arte em todas as escolas de ensino básico (fundamental e médio) do país.

Em outras palavras, todo colégio deve ter disciplinas que abordem os eixos principais da Arte, tais como a dança, a música, teatro e as artes visuais. Contudo, não é só dispor da matéria e pronto, fim da questão. Acima de tudo, Dinho Gonçalves conta que é dever da escola ter professores ‘especialistas’ para tratar desse segmento educacional, elevando a Arte como matéria de tamanha relevância quanto português, matemática e/ou geografia.

“O aluno tem que conhecer e respeitar a Arte, desde suas maiores obras até seus maiores autores. Não digo que eles devem se sujeitar a tudo, mas pelo saber quem foi van Gogh, como se portar num museu, num teatro, etc. Ter a educação mínima, que deve partir das escolas. No fórum, a meta não é criticar o trabalho de professores, nem salários baixos, etc. É buscar meios para dar um salto de qualidade na Arte enquanto disciplina. Criticar tal sistema que erra ao não cumprir uma lei tão importante (LDB) há 16 anos”, pondera o ator.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Outros focos centrais do debate serão: incentivo aos arte-educadores da cultura acreana; desenvolvimento de tendências artísticas; criação de concursos para professores na área; resgate da discussão em âmbito local relacionado ao global; além de alternativas para salvar jovens acreanos do mundo dos crimes e das drogas. Infelizmente, o fórum já está com inscrições quase fechadas (lotado), mas poderá ser acompanhado por membros da sociedade civil, de forma externa. O tema será “Arte para viver, Educação para crescer”.    

Programação – O primeiro dia do Fórum de Arte-Educação, na terça (28/9), começa as 8h, com a abertura das fundações Garibaldi Brasil (FGB) e Elias Mansour (FEM) e das secretarias de Educação estadual (SEE) e municipal (Seme). Às 8h40, será a 1ª palestra com a Dra Rosa Iavelberg, ‘o que muda na história: arte da criança ou cultura didática’. Às 10h, virá outra boa lição da Dra Márcia Strazzacappa ‘ensino de arte/dança mediante os desafios da contemporaneidade’. Das 14h30 até 18h, ocorrerão palestras de formação inicial e continuada nas faculdades, secretarias e fundações, além de mesas-redondas.
O segundo dia segue com palestras locais, mais apresentação de painéis e espetáculos culturais.

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Conselho Tutelar responsabilizará pais de meninas envolvidas em acidente

Próxima Notícia

Gestora de escola pública vai aos EUA para intercâmbio

Mais Notícias

'É um orgulho imenso ver um acreano brilhar', diz Gladson sobre vitória inédita de Dino
Geral

‘É um orgulho imenso ver um acreano brilhar’, diz Gladson sobre vitória inédita de Dino

12/10/2025
Ramon Dino conquista o título do Mr. Olympia 2025 na Classic Phisique — Foto: Divulgação/Instagram Mr. Olympia
Geral

Acre celebra a vitória de Ramon Dino no Mister Olympia 2025

12/10/2025
Foto: Arquivo pessoal
Geral

Imagem de Nossa Senhora de Nazaré percorrerá ruas de Rio Branco em tradicional procissão neste domingo

12/10/2025
Natalia Gdovskaia/Getty
5º destaque

Inscrições para 57 vagas do Mais Médicos Especialistas no Acre seguem até este domingo (12)

12/10/2025
Foto: Marcelo Camargo
Geral

Mais brincadeira, menos tela: confira dicas para uma infância saudável

12/10/2025
Parceria do governo com o Sest Senat ofertou mais de 600 vagas de emprego. Foto: Luan Cesar/Seict
Geral

Sine-AC e Sest Senat mobilizam mais de 600 vagas e oferecem ampla gama de serviços e saúde ao trabalhador

12/10/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Gestora de escola pública vai aos EUA para intercâmbio

Candidatos devem ter contas aprovadas para obter certidão de quitação eleitoral, diz TRE

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre