Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Cesar Menotti e Fabiano abrem a ExpoJuruá

As atenções do Acre estarão voltadas para Cruzeiro do Sul a partir de hoje quando começa o maior evento da região, a Expoacre Juruá. Estão sendo esperadas em torno de 50 mil pessoas de todos os municípios acreanos até domingo, dia 12. O crescimento do número de expositores na Avenida Mâncio Lima, onde acontece a Feira, acabou fazendo com que os organizadores tivessem que transferir os rodeios para a Avenida Copacabana, próxima da Expo. A perspectiva é de que no próximo ano a Expoacre Juruá seja transferida definitivamente para um espaço próprio nas proximidades do Arena do Juruá.

Cesar-menotti
Uma Feira de Negócios

Segundo o secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, César Dotto, desde 2007 aumentou o interesse dos empresários acreanos para mostrar os seus produtos no Juruá. “No espaço da indústria estamos trazendo 30 empresas sendo 20 de Rio Branco. Os empresários estão acreditando na ligação terrestre definitiva entre a Capital e o Vale do Juruá. Eles estarão em Cruzeiro do Sul para fazer negócios e apresentarem as suas produções”, afirmou.
Para Dotto o setor industrial de alimentação será o mais representativo da Expoacre Juruá. “Nós estamos duplicando o parque industrial de Rio Branco por conta da forte demanda do setor de alimento. Existe essa mesma tendência no Juruá. O alimento tem um mercado instantâneo e por isso os empresários investem mais. É uma indústria forte que o Governo está apostando”, garantiu.

O secretário informou ainda que no ano passado foram gerados R$ 3 milhões em negó-cios na Feira do Juruá. “Mas neste ano acreditamos que haverá um crescimento dessas cifras. Vale lembrar que no espaço da indústria diminuímos a participação do Governo. A gente só entra com montagem dos estandes. É o empresário que tem a consciência da importância da sua participação no evento. Estamos mostrando a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) para o empresariado de Cruzeiro do Sul saber como funcionará e se que tem interesse em participar. O Governo vai divulgar a ZPE pela logística de produção e o Pólo Moveleiro de Rio Branco para haver integração entre todos os produtores do Acre que queiram vender seus móveis nos mercados do Rio e São Paulo”, explicou.

Quem comemorava, ontem, o crescimento do evento era Orlando Sabino, superintendente do Sebrae. “A nossa presença com parceiros como o Governo do Estado é um reflexo da nossa atuação no Juruá. Temos aumentado muito o número de projetos em execução nesta região. Teremos a participação maciça do comércio varejista, do artesanato e das pequenas e médias empresas, principalmente, do setor moveleiro que é muito forte aqui. Além do agronegócio que tem crescido. Esse é um grande momento”, salientou.

Reunião do Conselho do Sebrae no Juruá
Orlando Sabino também fez questão de ressaltar a reunião do Conselho da Entidade que acontece hoje em Cruzeiro do Sul. “Os conselheiros que aprovam o planejamento do Sebrae sabem que é o momento de virem à região para fazerem visitas aos projetos e estreitarem o contato com o empresariado. É um grande momento para mostrar também que as decisões podem ser descentralizadas. Na pauta da reunião está a construção da nova sede do Sebrae assim como também uma avaliação das nossas atividades em todo o Estado. Vamos discutir assuntos de interesse das micro e pequenas empresas. Essa é uma forma do Sebrae homenagear o Juruá”, explicou.

Shows e rodeios
O presidente do Idaf, Paulo Vianna, será o responsável pela organização do rodeio e das mostras de criação de animais da Expoacre Juruá. “O rodeio tradicional terá montarias da região e estará vindo também de outros municípios do Estado. Serão ao todo 44 peões montando os animais para consolidar a Expoacre também como um evento de grandes rodeios do Acre”, argumentou.

Hoje, logo após a sua inauguração oficial, também será realizado o principal show da Expoacre Juruá. A partir das 22h, a dupla César Menotti e Fabiano se apresentará no palco da Feira para uma multidão. Lembrando que na Expoacre do Juruá os shows são abertos ao público. Nos próximos dias estão programadas atrações re-gionais para o entretenimento dos visitantes da Feira. 

Sair da versão mobile