Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Chuvas fazem o Estado registrar apenas 40 focos de calor e rio subir mais 5 cm

As chuvas finalmente começaram a mostrar seus primeiros efeitos positivos no combate às queimadas. Após ser decisiva para a melhoria das condições climáticas locais, as pancadas de chuvas que atingem todo Acre desde sábado fizeram com que o Inpe registrasse apenas 40 focos de calor até início da noite de ontem, sendo que de manhã (quando chovia) haviam só 2 focos.

5cm
As ocorrências vieram de Feijó (12), Jordão (8), Tarauacá (6), Rodrigues Alves (4), Rio Branco (1), Quinari (1), Mâncio Lima (1), entre outros.

O número está quase a metade (44%) abaixo da média mensal de agosto, que é de 91 focos/dia. Em relação à segunda-feira (30), ontem teve 99 focos a menos, equivalente a queda de 71%. No acumulado geral (desde 1º de janeiro até 31 de agosto), o Acre soma 3.042 focos, o que é pouco mais de 1/4 do cenário que se tinha em 2005 na mesma data (13.621).

Ainda assim, o Governo do Estado e as prefeituras devem continuar mantendo as ações de combate às queimadas urbanas/ rurais intensificadas, até que a situação esteja mais sob controle.

Ainda sobre os resultados positivos das chuvas, o nível do Rio Acre na Capital voltou a ter uma nova alta de 5 cm entre segunda para terça, saindo de 1,92m para 1,97m. Como a previsão é de que todo o Estado receba precipitações esparsas até o final da semana, é provável que o Rio Acre volte a subir ainda mais, tendo uma estabilização ainda maior.  

Sair da versão mobile