Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Com foco em redes sociais, 4ª Primavera de Museus atinge público mais jovem

Com tema ‘Museus e Redes Sociais’, a 4ª edição da Primavera de Museus busca superar um grande desafio este ano: diminuir o abismo entre a tradição de espaços culturais históricos e a dinâmica do público jovem das comunidades digitais. Aberta em todo país desde segunda-feira (20), a campanha inclui uma série de atividades centradas em aproximar museus, memoriais, antiquários e salões arqueológicos das inovações de redes como o Orkut, MSN, blogs e twitter. Na maioria de lugares, a iniciativa dura até domingo (26).
Barco2409
No Acre, seis espaços culturais participam da 4ª primavera: Museu da Borracha, a Casa dos Povos da Floresta, Memorial dos Autonomistas, o Palácio Rio Branco e os museus de Xapuri e Sena. Ao todo, já foram feitas várias atividades: visitas guiadas aos locais citados, peças teatrais, mesas redondas e até mesmo um encontro de twitteiros (ontem).

E tem muito mais pela frente! De hoje (8 às 18h) até o domingo (16 às 21h), seguem as visitas guiadas, a contação de histórias, os torneios esportivos, o show de forró do grupo Hélio Melo com encontro da ‘galera virtual’ e ex-seringueiros pra troca de experiências (hoje à tarde, no Museu da Borracha), além do Grupo Fuxico de Contadores de Xapuri, (hoje, 19h, no museu xapuriense). Isto é, trata-se de uma programação feita para todos os gostos.     

De acordo com a coordenadora do Museu da Borracha, Simone Prado, a Primavera de Museus é uma iniciativa estabelecida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com o fim de chamar a atenção da sociedade civil para a riqueza de espaços tradicionalistas, associando-os às novas tendên-cias da modernidade. No Acre, a iniciativa é aplicada pela Fundação Elias Mansour e pelo Patrimônio Histórico e Cultural do Estado.

“É uma campanha para incentivar as pessoas a não deixarem de visitar lugares como os museus, que são capazes de transmitir valores culturais, históricos e, neste ano, também sócio-digitais de inclusão. Ao longo destes 4 dias em que estamos realizando atividades, constatamos o quanto a semana tem sido oportuna para aproximar a cultura dos museus dessa galera jovem. Para nós, esta é a maior gratificação de tal projeto”, comenta ela.

Para participar dos eventos da 4ª Primavera dos Museus não é preciso nada além da vontade de comparecer e aprender bastante junto aos espaços culturais mencionados anteriormente.

Sair da versão mobile