Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Eletroacre sai de 3º para 1º lugar no ranking de reclamações do Procon

A Eletrobras Distribuição Acre – outrora denominada Eletroacre – evoluiu, de 2009 para 2010, da terceira para a primeira posição no ranking elaborado pelo Procon quando o assunto é reclamação dos consumidores. Esses são os últimos dados do Cadastro de Reclamações Fundamentadas, organizado pelo órgão de defesa do consumidor.
Eletroacre15
Os quatro primeiros colocados entre os campeões de queixas estão empresas financeiras e de prestação de serviço público. Na segunda colocação está o Saerb (Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco). Os dados compilam atendimentos realizados de setembro de 2009 a agosto deste ano.

O terceiro e quarto lugar são ocupados pelo Banco Cruzeiro do Sul e Banco Pine, respectivamente. O destaque fica para a Sony Ericsson, que conseguiu diminuir o número de queixas, saindo do primeiro para o sexto lugar. A empresa de telefonia Oi saiu da segunda posição para a quinta quanto a reclamações de seus clientes.

O Procon também fez um esboço das reclamações atendidas e não atendidas pelos segmentos analisados. As empresas do setor de serviços essenciais atenderam 62% das reivindicações dos clientes.    

No período, o Procon acreano atendeu 11.681 consumidores com algum tipo de queixa. Desse total, 8.664 (72%) foram resolvidas de forma rápida. O restante acabou por se transformar em processo administrativo.

O Cadastro de Reclamações Fundamentadas é usado como ferramenta para o consumidor ter uma noção das empresas ou produtos que, no futuro, podem oferecer muitos transtornos. Os dados completos estão disponíveis no site do Procon (www.procon.ac.gov.br)

Sair da versão mobile