Principal setor da atividade econômica do Acre, o comércio tem apresentado bons resultados em seu volume de vendas e receita no ano de 2010. É o que se pode constatar a partir da análise dos números da Pesquisa Mensal do Comércio publicada essa semana pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
No acumulado dos meses de 2010, a alta no índice de vendas do comércio varejista é de 25,1%, quando comparada com o mesmo período do ano passado. Já no acúmulo de 12 meses (que vai de julho de 2009 a igual mês de 2010) o crescimento é de 19,3%. O setor no Acre apresenta variações positivas consecutivas de maio a julho.
A alta sempre foi acima de dois dígitos. De maio para junho, por exemplo, a elevação do índice de volumes de vendas foi de 26,4%; de junho para julho o percentual chegou a quase 28%.
O resultado positivo também ocorreu nas receitas das vendas. No conjunto dos meses analisados em 2010, o ganho é 24% superior em cotejo com o mesmo período do ano passado. No acumulado de três meses, o IBGE aponta resultados significativos, com altas acima de 20% de um mês para outro.
Nos resultados do comércio brasileiro, o varejo nacional obteve, em termos de volume de vendas, acréscimos da ordem de 10,9% sobre julho do ano anterior e de 11,4% e 9,7% nos acumulados dos sete primeiros meses do ano e dos últimos 12 meses, respectivamente. Para os mesmos indicadores, a receita nominal de vendas apresentou taxas de variação de 13,5%, 14,5% e de 12,7%, respectivamente.