Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Expoacre Juruá deverá superar expectativas de público e de negócios

Os quatro dias da Expoacre Juruá deverão ter uma visitação em torno de 120 mil pessoas, informou o secretário de Esportes e Turismo, Cassiano Marques. No entanto, pelo que se viu na primeira noite da Feira, a expectativa poderá até ser superada.
Cassiano11
Em torno de 40 mil pessoas participaram da abertura da Expoacre Juruá, na quinta-feira à noite, e assistiram ao show da dupla Cesar Menotti e Fabiano. A avenida Mâncio Lima, em Cruzeiro do Sul, onde é realizada a Feira, ficou pequena para a multidão que visitava os estandes de artesanato, indústria, comércio e serviço. Nas três praças de alimentação era preciso esperar algum tempo para poder ser atendido.

Além disso, todos os hotéis de Cruzeiro do Sul ficaram superlotados faltando vagas para os visitantes que vieram de todos os municípios acreanos e do Amazonas. Para se ter uma idéia o próprio governador Binho Marques (PT) se hospedou no Hotel de Trânsito do Exército. Alguns secretários de governo também tiveram que encontrar alternativas de hospedagens em casas de amigos.

O presidente da Associação Comercial do Alto Juruá, Marco Venício, comemorou o sucesso da Expoacre Juruá. “É um momento único para Cruzeiro do Sul porque os empresários têm a oportunidade de mostrar os seus produtos e também de prospectarem novos negócios. Isso aquece a economia do município neste período com os hotéis e restaurantes lotados. Principalmente os setores produtivos, como o moveleiro se beneficiam do evento. Também é uma oportunidade para a aquisição de equipamentos para supermercados, pequenas indústrias e panificadoras. Os nossos empresários conhecem coisas novas e mostram tudo de bom que Cruzeiro do Sul tem a oferecer”, comentou.

Binho comemora sucesso do evento
O governador Binho Marques estava satisfeito com o grande movimento gerado pela Expoacre Juruá. “Estou feliz com o resultado embora a gente tenha dificuldades a cada ano por falta de espaço. Como a economia da região está em crescimento aparecem muitos novos expositores além das empresas de fora que acabam brigando por espaço. É um momento também de show, comemoração e festa.

Essa será última Expoacre Juruá na Avenida Mâncio Lima, a partir do ano que vem, será em um novo espaço. Inclusive, isso só não aconteceu em função das chuvas do ano passado. O parque de exposições será próximo o Arena do Juruá onde desapropriamos uma área. Vou terminar o meu governo com acesso e a infra-estrutura pronta para que o futuro governador já possa realizar o evento lá”, argumentou.

Como observou a evolução da Feira nos seus quatro anos de gestão, Binho Marques, aconselhou ao próximo governador como deve ser tratado o evento. “A minha recomendação ao próximo governador é que aproveite bem o espaço que será também adequado para grandes shows. Ele deve apostar que é uma feira de oportunidades. Não pode virar apenas um grande arraial de entretenimento, mas um lugar para se realizar negócios que favoreçam a economia regional. Desde o micro empreendedor ao grande empresário todos podem aproveitar bem esse momento. Inclusive, com as perspectivas de um núcleo de industrialização que estamos criando no Juruá. Esse espaço é para mostrar que a região está crescendo na sua economia e tem condições de ser um pólo de desenvolvimento do Acre”, avaliou.

 A estrada
Outro assunto abordado por Marques com os jornalistas foram às obras da BR- 364. O governador passou dois dias visitando os empreiteiros responsáveis pela conclusão da estrada. “A obra avançou muito. Fizemos um planejamento e não posso reclamar porque estamos cumprindo o cronograma. Graças ao trabalho deste ano, que é o maior da história da BR-364, com mais de três mil homens trabalhando e 1200 equipamentos pesados, vai faltar muito pouco no ano que vem para ser concluído.

Se não fosse a chuva de 2009 teríamos concluído este ano. Em dezembro, vamos deixar muito pouco para o futuro governador concluir. Vai faltar menos da metade do que foi feito este ano. Serão entre 50 e 70 quilômetros de pavimentação sendo que os bueiros e pontes estarão todos consolidados. Só lamento não ser eu quem vai inaugurar essa obra majestosa e importante para todo o Acre”, afirmou em tom de brincadeira.

Arte nativa
Quem também estava radiante com o sucesso da Expoacre Juruá era o artista plástico Maqueson Pereira. Conhecido internacionalmente pelos seus quadros de marcheteria, Maqueson, que é de Cruzeiro do Sul, considera o evento fundamental para a divulgação do artesanato e da arte do Juruá. “Estou medindo a receptividade das pessoas em relação ao meu trabalho o que me oferece a oportunidade de crescimento. A cada ano exposição é um aprendizado novo para mim. Como estamos limitados pela logística geográfica a Expoacre Juruá acaba se tornado uma oportunidade de mostrar a nossa arte para todo o Estado. Sou imensamente grato ao povo do Acre que reconhece o valor artístico do meu trabalho”, ressaltou.

Rede hoteleira
Como muitas pessoas não conseguiram hospedagem nos hotéis de Cruzeiro do Sul o assunto foi muito comentado na Expoacre Juruá. Cas-siano Marques, secretário de Esportes e Turismo avaliou: “nós já estamos na sétima versão da Expoacre Juruá que é o maior evento de entretenimento e negócios do interior do Acre. Quanto à falta de vagas nos hotéis a gente vê empreendimentos importantes como o Hotel Swamy que dentro de 60 dias terá 100 novos apartamentos para oferecer.

Mas o aumento da atividade econômica com a melhoria dos vôos para a região estimulou a demanda. Os bancos públicos, através do Governo Federal, estão ofertando recursos para investimentos em infra-estrutura de turismo com cinco anos de carência e até 20 anos para pagar com um juro muito baixo. Isso mostra que o setor está sendo bem amparado por uma política pública do presidente Lula com todo apoio do Governo do Estado”, explicou.

Sair da versão mobile