Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

ExpoUfac abre 2ª edição com amostras de 27 cursos de graduação e 5 mestrados

Escolher uma área na hora do vestibular não é uma decisão fácil! Para facilitar nesta escolha, a Universidade Federal do Acre abriu ontem, às 8h30, no campus da Capital, a 2ª edição da ExpoUfac Itinerante.

A feira dura até hoje e tem como meta traçar o raio-X completo dos cursos que a instituição oferece para os candidatos ao Vestibular 2011. Em outras palavras, é um meio para que o vestibulando busque informações e não escolha o curso errado. Ao todo, estão sendo expostos 27 cursos de graduação e 5 de mestrado.

O evento deve reunir um público de 10 mil pessoas, entre alunos de escolas públicas, particulares (em especial, do 3º ano do Ensino Médio) e de cursinhos pré-vestibular de toda cidade, graduados à procura de mestrados, além de interessados em conhecer mais sobre os serviços da universidade. Além dos cursos, a feira também apresenta pesquisas e projetos de extensão do Programa Institucional a Bolsas de Iniciação Científica (Pibic).

De acordo com José Célio L. Siqueira, coordenador geral da ExpoUfac, entre os dados repassados sobre os cursos da Ufac destacam-se a grade curricular, áreas de atuações da formação, as disciplinas, relevância social do setor e carga horária (tempo). Tais temas são expostos através de explicações, palestras, slideshows, panfletos e até filmes.

Entre as novidades, Célio Siqueira conta que a edição deste ano conta com mais riqueza de detalhes e de atrativos nas apresentações, como jogos em Matemática e experiências ousadas em Química. Outro diferencial é o incremento de efeitos visuais nos stands dos cursos (banners, pôsteres e cartazes). Além disso, ainda traz mini-cursos do Programa Cozinha Brasil e recebe o carro-móvel do Hemoacre para captar doações de sangue.

“Em relação à exposição de 2009, a nossa maior constatação neste ano é que os alunos quiseram se envolver mais, fazer com que tudo seja melhor ainda aos convidados. Para se ter idéia, entre professores, técnicos administrativos e acadêmicos foram mais de 400 pessoas na organização das 12 tendas deste ano (2 a mais do que no ano passado). Isso demonstra a importância que a feira está ganhando na universidade”, enaltece José Célio.

Entre alguns dos cursos mostrados na ExpoUfac estão: Medicina, Enfermagem, Letras, Ciências Biológicas, Engenharia Civil, Engenharia, Elétrica, Matemática, Química, etc. Entre os mestrados, ressalta-se Letras em Português e de Saúde Coletiva.

Grupo de estudantes insatisfeitos faz protesto na feira – Por volta das 11h30 de ontem, enquanto ocorria a ExpoUfac, uma marcha de acadêmicos surgiu dos corredores da Ufac e começou a cortar o pátio da feira até a tenda do Espaço Cultural, em protesto ao que eles alegam de falta de professores e de estrutura física na instituição.

O grupo, formados por alunos de quase 10 cursos da universidade (História, Matemática, Geografia, etc), tomou à frente da feira para exigir melhorias nas reivindicações. O ato faz parte do mesmo “movimento estudantil’ que na semana passada também protestou no bloco de administração/reitoria da Ufac. 

Sair da versão mobile