27 de agosto de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

27 de agosto de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

IML e barcos para a polícia são entregues em Cruzeiro do Sul

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
12/09/2010 - 03:35
Manda no zap!CompartilharTuitar

O governador Binho Marques inaugurou sexta-feira, 10, o Instituto Médico Legal  (IML) de Cruzeiro do Sul, instalado anexo ao Hospital do Juruá em espaço anteriormente ocupado como depósito da unidade de saúde.
Governo-IML
O Governo do Acre, através da Secretaria de Estado da Polícia Civil, atende a uma antiga reivindicação da comunidade e impõe um novo momento no sistema de Segurança Pública dos vales do Envira/Tarauacá e Juruá ao implantar o IML com três médicos legistas e funcionários devidamente capacitados ao melhor atendimento da população.

Entre outros ambientes, o IML possui recepção, sala de exame de corpo de delito e necropsia e não atuará isoladamente, mas está no âmbito do complexo de equipamentos da Polícia Técnica, como o laboratório de DNA que em breve estará em operação em Rio Branco. Fundamentalmente, o IML acaba com situações de constrangimento e possível revitimização que ocorriam quando o serviço era demandado: havia certo desconforto pelo uso dos hospitais para exames da medicina legal em suspeitos de crimes.

 “É um serviço muito importante não só para Cruzeiro do Sul como para toda esta região”, disse o governador. Após mais de 100 anos de fundação, é a primeira unidade de medicina legal implantada em Cruzeiro do Sul.

O IML, de acordo com o promotor Iverson Bueno, do Ministério Público Estadual, trará processos melhor construídos, o que acabará com a impunidade. Laudos imperfeitos permitiam que até crimes tidos como hediondos resultassem em penas brandas, em geral de prestação de serviço comunitário. “Era um sonho que agora se torna realidade”, declarou o promotor.  “Significa uma revolução no atendimento policial”, afirmou o delegado geral de Polícia Civil, Emylson Fa-rias. “Estamos criando um instrumento de acabar com a impunidade”, completou o coordenador estadual da Polícia Técnica, Jessélio Medeiros.

O Instituto Médico Legal, mais conhecido pela sua sigla IML, é um instituto brasileiro responsável pelas autópsias e laudos cadavéricos para Polícias Cien-tíficas de um determinado Estado na área de Medicina Legal. É um órgão público subordinado à Secretaria de Estado da Segurança Pública e vinculado à Policia Técnica.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Ali são realizados, além das autópsias, vários outros exames de corpo de delito e demais perícias como exame de lesões corporais, de constatação de embriaguez ou intoxicação por substância de qualquer natureza, exame de constatação de violência sexual, de sanidade mental, de constatação de idade, exame de constatação de doença sexualmente transmissível, e todas as demais perícias que interessem à Justiça Criminal e que demandem a opinião de especialistas em Medicina Legal.

Ainda dentro da política de levar o Acre a ter o melhor sistema de segurança pública da Amazônia, o governador entregou dez barcos de pequeno porte movidos a motor rabeta de 13HP para o trabalho policial juntos às comunidades ribeirinhas. A Secretaria do Estado de Polícia Civil investiu, com recursos próprios, R$ 40 mil na aquisição das embarcações, as quais se constituem no melhor meio de navegação nos rios do Acre neste período de verão, quando a calagem é baixa. Os barcos são em madeira cedro agno, capaz de durar dez anos. “Os olhos da territorialização devem voltar-se para a comunidade ribeirinha”, disse a secretária de Segurança Pública, Márcia Regina.

O Vale do Juruá tem recebido grandes investimentos no governo Binho Marques. (Agência Acre)

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Vândalos ateiam fogo em dois quiosques do Parque Tucumã

Próxima Notícia

Com 993 focos, Acre registra pior semana do ano em relação às queimadas locais

Mais Notícias

Foto: Instagram
Destaques Cotidiano

Seiva Colab Amazônica oferece sessões de cineclubes e oficinas criativas em Rio Branco; confira a programação

26/08/2025
Foto: Juan Vicent Diaz
2º destaque

Ufac aprova vestibular presencial para Medicina e define novas regras de ingresso nos cursos de graduação

26/08/2025
Foto: Diego Gurgel/Secom
Geral

Festival Estadual da Canção prorroga inscrições e abre espaço para novos talentos no Acre

26/08/2025
Foto: Reprodução
6º destaque

Comissão da Câmara aprova envio de ofícios ao MP para investigar denúncias de assédio na RBTrans

26/08/2025
Homicídios entre menores de 19 anos cai pela metade no Acre em 2025, aponta MPAC
1º destaque

Homicídios entre menores de 19 anos cai pela metade no Acre em 2025, aponta MPAC

26/08/2025
Foto: Juan Vicent Diaz
Geral

Ufac abre vagas remanescentes para mestrado em ciência florestal com entrada ainda em 2025

26/08/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Com 993 focos, Acre registra pior semana do ano em relação às queimadas locais

Mais de 700 servidores da Ufac caem na ‘malha fina’ da Receita

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre