Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

No Dia Mundial do Alzheimer, Abraz anuncia primeira sub-regional no Juruá

Parece que neste ano o Dia Mundial de Conscientização ao Alzheimer não passou em branco. Em todo Brasil, centenas de palestras de esclarecimento público sobre a doença foram ministradas pela Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz). No Acre, as coisas não foram diferentes. Aliás, até foram, só que pra melhor! Além das atividades festivas desenvolvidas na Capital desde quinta passada (16), o Estado também recebeu o anúncio da instalação da primeira sub-regional da Abraz/AC em Cruzeiro do Sul, no Juruá.

A sub-diretoria será destinada a Cruzeiro devido ao alto número de vítimas da moléstia no lugar (e seus vizinhos). Conforme a presidenta regional da Abraz, Mariazinha Leitão Abreu, a iniciativa já deve estar em operação a partir desta quinta (23), com o propósito de oferecer suporte aos portadores e as suas famílias. Inclusive, para se certificar de que a novidade saia de vez do papel, a própria presidenta viajou ontem à tarde para a cidade.

“Neste ano temos desenvolvidos muitas ações para mobilizar a sociedade em torno das necessidades e do amparo aos portadores de Alzheimer. Só nesta última semana estão sendo várias delas. Agora, pretendemos fechar as comemorações com inauguração desta nova diretoria sub-regional, que sem dúvida somará muito ao nosso trabalho”, comenta.  

A semana em alusão à data especial dura até amanhã (23) e já teve palestras no Lar dos Vicentinos, no Colégio Meta e outras escolas, além de entrevistas à mídia, distribuição de panfletos no Senadinho e terá uma apresentação teatral para a escola Raimundo Gomes.  

Sobre a doença – O mal de Alzheimer é uma doença degenerativa, descoberta desde o começo do século passado, e que é mais comum em pessoas acima de 65 anos, mas que também pode afetar os mais jovens (raro). É incurável, sendo considerado o tipo mais comum de demência. De modo geral, tem quatro fases sintomáticas, que vão desde as perdas parciais até as totais de memória (curto e longo prazo), confusão, irritabilidade e agressividade, alterações de humor, falhas na linguagem, desorientação, entre outros.

No começo do ano, dados da ADI (Alzeimer’s Disease International) revelaram que 35,6 milhões de pessoas no mundo têm Alzheimer (com projeção de chegar a 115,4 milhões até 2050). No Brasil, números recentes apontam que mais de 1 milhão de brasileiros são vítimas deste mal. No Acre, a Abraz tem 67 portadores afiliados, mas há estimativas de que hajam mais de 15 mil vítimas locais pelos 22 municípios. 

 

 

Sair da versão mobile