Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

ONG oferece curso de xadrez grátis para jovens carentes

Considerado o jogo que mais exige dos competidores o uso do raciocínio e da lógica, o xadrez é de fundamental importância para o desenvolvimento intelectual de crianças e adolescentes. Também considerado uma disputa de elite, poucas são as pessoas com acesso ao tabuleiro onde reis, rainhas e cavalos travam a disputa.

Para garantir a popularização do xadrez entre os jovens de baixa renda, a ONG Comunidade Corrente do Bem (CCBem) oferece um curso grátis. Com inscrições abertas até amanhã, as aulas vão durar três meses e, além do xadrez em si, também serão desenvolvidas várias atividades culturais.

O curso começa no próximo dia 21 e terá como ponto de encontro o Ceja do Rui Lino. A prioridade na matrícula será aos adolescentes que freqüentem regularmente as aulas das escolas e com bom desempenho. Outra prioridade também será os portadores de necessidades especiais.

“O xadrez tem uma grande importância para ajudar no bom desempenho escolar dos alunos. Em algumas escolas do Brasil o xadrez já faz parte da grade curricular. No Acre ainda não é nossa realidade”, diz Leonardo de Alencar, presidente da CCBem e professor do curso.

Sem muitos recursos, a ONG realizará o curso graças ao apoio de entidades de parceiros como o Supermercado Araújo e a Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer – Setul. A CCBem foi fundada em 2008 e já realizou várias ações que beneficiaram diretamente em ao menos 1.000 pessoas.
Os trabalhos se concentram nos bairros Tucumã, Rui Lino, Joafra, Mocinha Magalhães, Jardim Brasil e Jardim Primavera.

Sair da versão mobile