Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Órgãos de segurança garantirão ordem durante a realização da Parada Gay

Com missão de humanizar a sociedade contra homofobia, a Parada Gay (ou do Orgulho LGBT) já se tornou uma das maiores festas acreanas. Diante disso, os órgãos de Segurança Pública do Estado já montaram estratégias para garantir a ordem antes, durante e depois do espetáculo, com cerca de 255 efetivos. Em coletiva ontem, o esquema para o desfile foi apresentado à mídia, desde o policiamento até a organização do trânsito na área.
Parada-Gay
A parada acontece neste domingo (19), com concentração a partir de 15h, na Gameleira, e com show cover inédito da diva homosse-xual Lady Gaga. Em seguida, o ato parte para seu desfile com três carros alegóricos até o estádio Arena da Floresta. Lá, será a vez da grande atração do evento: show da banda Moinho, composta pela cantora e atriz global Emanuelle Araújo, junto de Lan Lan e Nara Gil. Durante todo espetáculo, a expectativa de público é de aproximadamente 80 mil pessoas (5 mil a mais do que no ano passado).

De acordo com presidente da Associação dos Homossexuais do Acre (Ahac), Germano Marino, a Parada Gay é o grande momento artístico para o encerramento da VI Semana da Diversidade, que tem como tema ‘Defenda a Cidadania, Vote contra a Homofobia’. “Na 1ª edição, a parada recebeu 15 mil pessoas. Hoje, ela já se tornou 5 vezes maior, e isso graças ao suporte de segurança que o Governo do Estado nos oferece”, destacou.

Trânsito – A exemplo da Cavalgada, o trânsito será reorganizado na Via Chico Mendes, com acesso tanto aos desfilantes, quanto para veículos. Conforme o diretor do Detran, Reginaldo Prates, a meta é garantir ordem ao evento e ao tráfico da Capital. O tráfego de carros acontecerá, em mão dupla, na pista de quem chega à cidade pela BR-317 (sentido bairros/Centro), enquanto a parada será na outra via, de saída pela BR (sentido oposto).

Durante concentração, o trajeto entre a Gameleira e a rotatória do Supermercado Araújo será interditada para dar início à passagem do desfile. No local de entrada ao Arena, na hora em que a passeata chegar, será feito um desvio dos carros pela Estrada do Amapá. Ao todo, o Detran contará com 10 agentes in loco para orientações, mais 4 efetivos no entorno. Além disso, a Rbtrans também destinará 1 dupla para ajudar nas alterações.

“Ainda assim, há muitas rotas alternativas no percurso. É natural se formarem alguns engarrafamentos na área. Portanto, é preciso ressaltar que as pessoas que não queiram passar por tais transtornos evitem rodar por este trajeto na hora”, orientou Prates.            

Policiamento – A realização da Parada Gay no Acre é vista, a nível nacional, como uma das mais tranqüilas em termos de ocorrências com brigas ou outros atritos. Para garantir que tal tendência torne-se realidade por mais um ano, as polícias Militar e Civil apostam num esquema completo de vigilância, com base na prevenção e na presença estratégica.

Segundo o cel Mário Cesar, responsável pelo policiamento da Capital, a Polícia Militar atuará em 3 frentes: antes, durante e após o ato. A primeira será montada na Gameleira, uma hora antes da concentração e show cover da Lady Gaga. A segunda frente ocorrerá no estacionamento do estádio, com cavalaria da PM e grupos Águias para organizar o show da banda Moinho. A terceira se dará em pontos estratégicos da Via Chico Mendes.

Além do 2º Distrito, a PM manterá o seu policiamento pelo restante das regionais da cidade. Por sua vez, o delegado Carlos Flávio relatou que a Polícia Civil destinará toda sua estrutura para se infiltrar no público e dominar áreas estratégicas da festa. Ao todo, estarão à disposição em torno de 202 PMs (130 no Arena e 72 em entornos) e 30 PCs.

Acidentes – Para a prevenção de sinistros (como incêndios), o Corpo de Bombeiros do Acre também estará presente na parada. De acordo com o cel. Saraiva, o CBM destinará 1 guarnição a mais (além das 6 que já atuam na cidade) com 7 bombeiros, exclusiva pra cobrir ocorrências do evento. Antes do desfile, eles realizarão vistorias de segurança nos carros alegóricos. A guarnição contará com todo tipo de equipamento. Além disso, após o show da banda Moinho (Arena), 1 dupla de bombeiros seguirá de prontidão no palco.

Sair da versão mobile