26 de junho de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

26 de junho de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Policiamento escolar é redobrado para ampliar abordagens especiais na Capital

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
19/09/2010 - 01:26
Manda no zap!CompartilharTuitar

Segurança é algo indispensável nas escolas acreanas. Por isso, não passou de um grande mal entendido  informação de que o policiamento escolar seria excluído de Rio Branco. Na verdade, a companhia que fazia tal ação preventiva foi ampliada para a incorporação em todas as 5 regionais da cidade. Isso significa que a Polícia Militar está redobrando a vigilância nos colégios locais, desde os meios logísticos (efetivos, viaturas e orçamento) até a sua área de atuação. A meta é inibir crimes nas escolas, com foco na prevenção.
Policiamento
O novo esquema de policia-mento escolar foi organizado desde a segunda passada, e já deve ser executado com maior eficiência a partir desta semana. Tal período é por conta de adaptações a este sistema, montado através de diálogos entre a PM e as secretarias de Educação e Segurança Pública. Para ter idéia do novo padrão funcional, logo no início o número de policiais atendendo escolas salta de 35 (da antiga companhia) pra cerca de 50 efetivos, com duplas de 1 PM dos já atuantes (aptos) e 1 PM novato (em capacitação).

De acordo com o cel. Mário César, comandante do policiamento operacional da cidade (CPO 1), Rio Branco tem 1 batalhão para cobrir cada uma das 5 regionais. Por sua vez, estes possuem policiamentos: comunitário, de radiopatrulha, motopatrulha, inteligência e grupamentos Águia. A partir de agora, será incluído a tais tipos o modelo escolar. Isto é, em vez de ter só uma companhia para rondar toda a cidade, cada regional passa a ter um grupo escolar próprio para assegurar seus limites, e já integrado com outros tipos.

E esta nova atuação não pára por aí. Para realizá-la, é preciso de metodologias policiais singulares. Como? O cel. Mário César explica: “trata-se de um modo de atuação policial diferenciado, com abordagens específicas para lidar com a comunidade escolar e o meio social em que está inserida. Por tal razão, tal método se mostra mais adequado pra evitar problemas dentro de colégios, como conflitos entre alunos e professores, porte de arma (de fogo e branca), aliciamentos de menor, seqüestros e até mesmo o tráfico de drogas”.

Para cumprir determinadas funções, o policiamento escolar de Rio Branco realiza aulas, debates e palestras (antes havia só 2 equipes, agora há 5 grupos de palestras), orientação de dicas de segurança preventiva, vigilância nas escolas e visitação às casas dos pais de alunos com problemas. Em outras palavras, os PMs são como ‘amigos’ dos estudantes, que infiltram-se na rotina diária das escolas a fim de garantir apenas a ordem presencial.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Irradiação do policiamento comunitário – Outra grande vantagem da nova estratégia de segurança é a extensão do policiamento escolar ao tipo comunitário, um padrão ideal almejado pela Polícia Militar do Acre. Segundo o cel. Mário César, as abordagens mais usadas nas instituições educacionais incitam ao policiamento comunitário por serem de caráter preventivo, amplo, bem planejado e inclusivo. Desta maneira, a proteção da PM chega não só às escolas, como também aos seus arredores, captando todo o meio social.

“Este é um tipo de policiamento que começa nos colégios e daí irradia-se ao restante da sociedade. Aproxima a polícia da escola e, depois, de outras demandas sociais. E isso é muito importante porque só assim é possível garantir a segurança nesta área em questão, ao mesmo tempo em que o braço do Estado a atinge com políticas públicas inclusivas. É um avanço gradativo, portanto, ao interior das comunidades rio-branquenses”, conclui.
A idéia é que o aluno tenha mais condições para se dedicar aos estudos, enquanto esteja freqüentando um ambiente mais seguro e estruturado nas escolas, em casa ou nas ruas. 

 

Compartilhe:

  • WhatsApp
  • Publicar
  • Threads
  • Telegram
  • E-mail

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Rir de mim!

Próxima Notícia

Última rodada define semifinalistas da Copa Sinjac/Sindcol Society

Mais Notícias

Último dia de Ecoflores tem opções de lazer e entretenimento no Horto Florestal
Destaques Cotidiano

Feira Ecoflores inicia nesta quarta no Horto com programação internacional e expectativa de 20 mil visitantes

25/06/2025
Com apresentação de quadrilhas e shows, Arraial Cultural começa na terça-feira; veja programação completa
6º destaque

Arraial Cultural segue nesta quarta com shows, concurso de quadrilhas e brincadeiras na Gameleira

25/06/2025
DJ acreana promove oficina exclusiva para mulheres em Rio Branco
Destaques Cotidiano

DJ acreana promove oficina exclusiva para mulheres em Rio Branco

25/06/2025
Dengue: Brasil tem, em 6 meses, 6,1 milhões de casos e 4,2 mil mortes
5º destaque

Cobertura vacinal contra dengue no Acre é baixa; apenas 22% das crianças e adolescentes tomaram a 1º dose

25/06/2025
Rio Branco sanciona lei que permite pagamento de passagem de ônibus por Pix
2º destaque

Rio Branco sanciona lei que permite pagamento de passagem de ônibus por Pix

25/06/2025
Acre tem mais de 75% dos municípios com adesão à Política Nacional Aldir Blanc; cinco ainda não enviaram solicitação
Geral

Todos os municípios do Acre aderem ao segundo ciclo da lei Aldir Blanc

25/06/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Última rodada define semifinalistas da Copa Sinjac/Sindcol Society

Finais do Independência Open de Tênis do CMRB acontecem domingo

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre